TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA

1. CONTEÚDO E SÉRIE: Mínimo múltiplo comum – Ensino Fundamental II / 6º ano.

2. OBJETIVO: Ampliar o conhecimento do aluno para resolução de problemas. Desenvolver a capacidade de compreensão dos múltiplos comuns para resolução de situações problemas que envolvam partes divididas em quantidades diferentes.

3. JUSTIFICATIVA: Desenvolver habilidades no aluno onde ele possa utilizar o que realmente sabe e a partir dai avance para uma estratégia de resolução mais apurada, fazendo com que ele sinta-se dono de seu próprio saber.

4. METODOLOGIA: Inicialmente a aula começará com uma história. Após a leitura compartilhada e dirigida, serão realizadas algumas perguntas que ao final de todo o processo, serão retomadas.

Além disso, serão utilizados o jogo corrida das frações para o entendimento de partes de um todo e da comparação de frações.

Finalmente serão realizados exercícios propostos com situações problemas que envolvam cálculos utilizando os conceitos estudados.

5. ESTRATÉGIA DE TRABALHO E MATERIAIS UTILIZADOS

Conforme escrita na metodologia, inicialmente inicia-se com o texto, depois levantamento de questões seguido do jogo. Então apresenta-se o processo de cálculo de M.M.C. (Mínimo Múltiplo Comum) e, finalmente realiza-se as atividades com situações problemas.

Materiais: Folha contendo Texto, jogo corrida das frações, caderno, lousa, giz branco e colorido, lápis, caneta, borracha.

6. DESENVOLVIMENTO E RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE

6.1. História

Elementos Históricos sobre frações

“Há 3000 antes de Cristo, os geômetras (aqueles que estudavam geometria) dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população. Mas, no período de junho a setembro, o rio inundava essas terras levando parte de suas marcações. Logo os proprietários das terras tinham que marcá-las novamente e para isso, eles utilizavam uma marcação com cordas, que seria uma espécie de medida, denominada estiradores de cordas.

As pessoas utilizavam as cordas, esticando-as e assim verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno, mas raramente a medida dava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.

Introdução ao conceito de fração

Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.

Logo isso daria uma grande confusão, pois quem ficaria com a parte maior? Ou quem ficaria com a parte menor? É lógico que alguém sairia no prejuízo.

Pensemos neste exemplo: Dois irmãos foram juntos comprar chocolate. Eles compraram duas barras de chocolate iguais, uma para cada um. Iam começar a comer quando chegou uma de suas melhores amigas e vieram as perguntas: Quem daria um pedaço para a amiga? Qual deveria ser o tamanho do pedaço? Eles discutiram e chegaram à seguinte conclusão:

Para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria metade do chocolate para a amiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com