TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Casos: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Assunto: Fundamentos do voleibol

Cronograma: 7h00min às 8h40min

Conteúdo:

 Voleibol

 Origem e evolução da modalidade

 Regras e fundamentos do vôlei

Objetivos específicos:

 Conhecer os principais fundamentos e regras do voleibol.

 Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva.

Estratégias ou Procedimentos de Ensino:

A princípio será lançando as seguintes perguntas para a turma: o que os alunos conhecem a respeito do vôlei? Eles costumam praticar este esporte fora da escola? Em seguida será contado à turma mais sobre a origem e a evolução do voleibol e algumas das regras da modalidade.

Logo após, os alunos serão levados à quadra da escola e proposto uma atividade de aquecimento, a “rodinha”. A turma será dividida em grupos de quatro alunos e organizada pequenas rodas, para que cada aluno participe da atividade tocando a bola várias vezes. Serão utilizadas bolas de iniciação esportiva, mais leves e macias. O objetivo do jogo é tocar a bola entre os integrantes da roda utilizando os fundamentos do voleibol (toque e manchete), mantendo-a em jogo com maior número de toques possível. É permitido usar os pés para alcançar uma bola distante, e a bola poderá tocar o piso apenas uma vez a cada toque de um aluno. Se a bola tocar o piso por duas vezes consecutivas, a contagem será reiniciada pelo grupo. No final desta etapa, será perguntado a cada grupo qual foi o máximo de toques que conseguiram dar na bola. Para finalizar o aquecimento, será aumentada a complexidade e agora a bola não poderá tocar o piso nem por uma vez. Se isto acontecer, a contagem será reiniciada pelo grupo.

Depois da atividade de aquecimento, será feito um alongamento e explicado à turma a importância de alongar-se antes e depois da prática de exercícios físicos. Será priorizada uma sequência de exercícios para os membros superiores, mais exigidos em uma partida de vôlei de quadra. A atenção especial é para aos dedos, às palmas das mãos, antebraços, braços e ombros, mas nunca esquecendo dos membros inferiores, já que o vôlei também requer deslocamentos e saltos.

Com os alunos devidamente alongados, será proposta uma situação de jogo. A quadra será dividida em duas metades no sentido de seu comprimento com uma corda elástica amarrada às traves de futsal, de modo que a corda passe e fique apoiada sobre a rede de vôlei (ou seja, a quadra vai ficar dividida em quatro partes). Será proposto um jogo de vôlei dinâmico, em quadra reduzida e, também, com número reduzido de jogadores por equipe. A princípio será trabalhado com bolas de iniciação esportiva, orientando o bom posicionamento para a recepção, o toque e a manchete.

Para uma turma de 32 alunos, por exemplo, é interessante trabalhar com o jogo 4x4. Assim, metade da turma estará jogando enquanto os quatro quartetos que aguardam no fundo das quadras devem permanecer atentos para entrar em quadra a qualquer momento. Funciona da seguinte forma: a equipe que pontuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com