TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigos Científicos: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

VISCOSIDADE – REOLOGIA

1. OBJETIVOS:

• Avaliar a influência da velocidade de cisalhamento sobre a viscosidade de fluidos Newtonianos e não-Newtonianos

• Avaliar o comportamento reológico de amostras de interesse farmacêutico.

2. RESUMO DA TEORIA:

O termo reologia (do grego rheo = fluxo, logos = ciência) foi introduzido no século passado por Bingham e Crawford para identificar a parte da físico-química que trata da deformação dos sistemas líquidos, sólidos e semi-sólidos. No âmbito das ciências biológicas e farmacêuticas, o estudo da reologia é indispensável para o entendimento de diferentes fenômenos, muitos deles essenciais à vida, à eficácia dos medicamentos e dos processos tecnológicos.

As medidas viscoelásticas são baseadas nas propriedades mecânicas dos materiais que exibem propriedades viscosas dos líquidos e propriedades elásticas dos sólidos. Muitos dos sistemas estudados na formulação de medicamentos pertencem a esta classe, como, por exemplo, cremes, loções, ungüentos, supositórios, suspensões e dispersões coloidais, emulsões e agentes suspensores. Os materiais biológicos tais como o sangue e o líquido cervical mostram também propriedades viscoelásticas.

A reologia abrange diferentes propriedades associadas à deformação da matéria, entre as quais: extrussibilidade (processo de forçar uma massa semi-sólida através de um orifício; ex. creme dental), compressibilidade (termo bastante usual na tecnologia de obtenção de comprimidos a partir de pós ou granulados), ductibilidade (propriedade associada à formação de fios quando sistemas semi-sólidos são espichados, como é o caso da vaselina sólida; ex. retirar creme de um pote), espalhabilidade (quando um material semi-sólido ou líquido espalha-se, sob aplicação de uma força, sobre uma superfície sólida), elasticidade (fenômeno de deformação associado a fibras e filmes poliméricos, geralmente no estado de borracha, abaixo da denominada temperatura de transição vítrea), fluidez e viscosidade (propriedades que constituem o tema principal desta aula; ex. xarope). Conhecer e controlar estas propriedades é importante na indústria de cosméticos, alimentos e farmacêutica, não só como critério de qualidade técnica, mas, também, como uma necessidade de preencher parâmetros de aceitabilidade por parte do cliente ou paciente. As características reológicas de um produto estão associadas a aspectos de absorção e biodisponibilidade de fármacos, bem como à escolha de equipamentos a serem usados na sua produção.

Reologia é definida como o estudo das mudanças na forma e fluxo da matéria, envolvendo elasticidade, viscosidade e plasticidade.

2.1. VISCOSIDADE:

A viscosidade desempenha nos fluidos o mesmo papel que o atrito nos sólidos. A viscosidade é uma medida da fricção interna de um fluido. Esta fricção se torna aparente quando uma camada de fluido se move sobre a outra. Quanto maior a fricção maior a força necessária para causar este movimento, denominado cisalhamento. Fluidos altamente viscosos, portanto, requerem mais força para se mover do que materiais menos viscosos.

Isaac

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com