TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Ensaios: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 6

Atualmente, a Matemática está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc. Essa ciência é descrita como um campo de conhecimento fundamental para a compreensão do mundo e participação ativa do homem na sociedade, porém o ensino dessa disciplina tem passado por certos problemas quando os alunos dizem que não sabem ou não gostam de Matemática ou quando os professores relatam sobre sua prática de ensino.

É importante que educadores e futuros educadores tenham consciência que a matemática está interligada a história da humanidade, e não pode ser deixada de lado, a História da Matemática precisa ser inserida nos assuntos apresentados em sala de aula, de maneira simples e prazerosa.

Para uma melhor compreensão do contexto onde cada esta inserido usamos dados matemáticos quer seja de pesquisas ou dados não reais e através de gráficos e tabelas. Um dos conteúdos é o trabalho com gráficos, onde aprendesse não apenas a ler e interpretar, mas também a caracterizar as formas gráficas existentes.

O PCN (1998) mostrou a necessidade de adequar o ensino da matemática a realidade do aluno, fazendo com que ela realize o papel de formadora das capacidades intelectuais, da estruturação e agilidade do raciocínio e da elaboração do pensamento lógico.

DESENVOLVIMENTO:

A matemática é uma ciência dinâmica, que está sempre aberta a receber novos conhecimentos. Para que essa noção seja conduzida de forma concreta e contextualizada o educar deve estar sempre reavaliando e transformando as ideias do saber científico e de ordem social.

A História da Matemática fala sobre as diferentes origens dessa que foi criada a partir da resolução de problemas. Logo, A História da Matemática auxilia o professor a fazer com que os educandos entendam sua aplicação e usos no cotidiano. A Matemática de ser revelada como uma criação humana baseada nas necessidades e preocupações de várias culturas, estabelecendo comparações e conceitos nos processos matemáticos, afim de que formemos construtores de suas próprias teorias matemáticas. O uso da história da matemática como recurso didático pode esclarecer as definições sobre a disciplina que estão sendo formadas pelos estudantes. Podemos dizer que os professores poderão recorrer a esta metodologia como um instrumento de apoio ao Ensino-Aprendizagem, visando ampliar o conhecimento sobre os conceitos matemáticos, podem utilizar a História para despertar o interesse nos alunos pela Matemática, pois as aulas ficarão mais motivadoras e os mesmos poderão ter menos dificuldades.

Outro fator importante na construção dos conhecimentos matemáticos e o já conhecido eixo de aprendizagem o Tratamento de informações. Neste bloco o

Tratamento da Informação aparece pelo fato de que se olharmos atentamente para a sociedade atual percebe-se que muitas informações chegam até as pessoas ao mesmo tempo, e assim é necessário que elas aprendam selecionar, analisar e interpretar estas informações para que possam tomar suas decisões. Nessa perspectiva, os PCNs apontam que:

A compreensão e a tomada de decisões, diante de questões políticas e sociais também dependem da leitura e interpretação de informações complexas, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: MATEMÁTICA, 1997, p. 25).

O professor precisa perceber que não é suficiente proporcionar aos seus alunos o aprendizado de conceitos isolados da realidade. O docente tem que buscar realizar práticas através das quais proporcione espaços para os educandos analisarem e relacionarem criticamente os dados que lhes são apresentados. De acordo com essa situação, fica mais fácil entender o surgimento da Educação Estatística, e qual o seu objetivo, no campo da Educação Matemática. É uma área que estuda questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de Estatística e Probabilidade, sendo que para a Educação Estatística “os dados são vistos como números num contexto, o contexto motiva os procedimentos e é a base para a interpretação dos resultados”.

Para que as habilidades com cálculos não se tornem algo desinteressante e monótono devem ser ensinados de maneira que o aluno possa ter base no ensino e na inteligência clássica, que pode ser medida como habilidades de raciocínio lógico-matemático e exige a análise racional do problema na busca e na descoberta da solução. Sabemos que para resolver o problema, o educando utiliza habilidades cognitivas, mas também, utiliza habilidades interiores, que são as habilidades emocionais, na busca e na descoberta da aplicação da resposta escolhida. Assim, ao propor uma solução teórica, levando em consideração os fatos de um problema, o

educando desenvolve um conjunto de comportamentos internos e emocionais, que favorecem a construção da resposta. Assim, a lógica se ocupa em auxiliar o pensar oferecendo ferramentas que estruturem o pensamento a fim de se chegar a resultados. É o poder de verificação por análise, e não só a análise abstrata como também formal, é um subsídio da linguagem e das operações mentais, este é capaz de organizar o pensamento de forma a teorizá-lo e ao mesmo tempo torná-lo aplicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com