TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Dissertações: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

1) IDENTIFICAÇÃO

a) Estagiários (a):

b) Escola: Municipal Conto Mágico.

c) Disciplina: Matemática com material dourado.

d) Turma: 3º ano.

e) Sala: 02

f) Prof.Regente: Fernanda.

g) Horário de aula: 5 horas.

2) CONTEUDO:

Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.

3) OBJETIVOS

Construir o conhecimento de unidade, dezena, centena através do Material Dourado; Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal; Explorar diferentes representações numéricas; Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.

4) SÍNTESE DO ASSUNTO

Podemos perceber a presença dos números e da matemática presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia de seis formas: contar, medir, localizar, conceber/construir, explicar e jogar.

Logo pela manhã, quando toca o despertador, começamos a utilizar a matemática. Lemos as horas para ver a quantidade de tempo transcorrido desde a meia-noite.

Assim que abrimos os olhos pela manhã, a primeira coisa que fazemos é nos localizar no ambiente, nossa distancia com relação à parede, à porta, ao chão etc. Sem essa localização é impossível estabelecer um percurso que nos leva da cama ao banheiro.

No banheiro, para escovar os dentes, avaliamos a quantidade adequada de pasta de dente sobre a escova. É uma avaliação de volume que, novamente, fazemos inconscientemente.

Para apanhar o ônibus ou o taxi, pagar o pedágio ou a gasolina tem que calcular preços, contar moedas ou cédulas de dinheiro.

Até para irmos à feira temos que saber quantas unidades de frutas vamos levar, pois muitas vezes vendem por unidade não por quilo.

5) DESENVOLVIMENTO DA AULA

Dividi os alunos em grupo de 4 integrantes cada. Distribui a cada grupo uma caixa contendo o material dourado. Deixei que os alunos explorassem o material livremente. Após a exploração, apresentei as peças que formam o material dourado e o nome de cada uma delas: mostrei o cubo e disse: este é o cubo, a barra: esta é a barra, a placa: esta é a placa e este é o cubão. Pedi aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos. Em seguida questionamos: Quantos cubos são necessários para cobrir uma barra? Expliquei CUBINHO 1 UNIDADE juntando 10 cubinhos, podemos trocar por uma barrinha. Pedi que cubram uma placa usando somente barras. Dei um tempo para que executem e questionamos: quantas barras são necessárias para cobrir totalmente uma placa? Em seguida apresentamos a placa: Assim, uma placa é formada por 10 barras. Uma placa é formada por 100 unidades. Uma placa representa uma centena.

•. Pedi para os alunos que representem os números através do material, conforme apresentado no quadro branco, as peças correspondentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com