TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Didática nos proporciona conhecimento específico para um bom planejamento e plano de aula. Devemos conhecer bem nossos alunos para termos um bom trabalho. Para SÓCRATES ( séc. V a. c.) - Conhecer é um ato que se dá do interior do indivíduo. A função do mestre é apenas ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo a verdade -.

Nosso objetivo é levar à criança um conhecimento sobre a leitura simples. Mostrar a ela que uma boa leitura, mesmo sendo da Literatura infantil, tira-se muitos conhecimentos e aprendizados.

Utilizamos o Livro A Bonequinha Preta, com objetivo de abrangermos assuntos como: desobediência, amor, egoísmo e diversidade, onde trabalhamos também a conscientização ao combate do BULLYING e também introduzir o hábito de leitura.

Para o estudo ser gostoso e agradar aos alunos procuraram atividades como: confeccionar portfólio da Bonequinha Preta de vários materiais,reproduzindo o reconto da história, da maneira que cada um enxergou.

Fazer saladas de frutas, passear fora da escola e realizando um piquenique, mostrando que o convívio com outras pessoas é muito agradável e necessário a todos.

O projeto foi muito bem aceito pelos alunos, onde hoje já se tem consciência da importância de tratar bem seus coleguinhas e todos ao seu redor.

RELATÓRIO FINAL

Para iniciarmos nosso projeto, fizemos uma visita, de uma semana, na Escola Municipal “Cantinho Feliz” na cidade de Ingaí - M.G., na qual nossa colega de classe- GÉSSICA DE SOUZA- exerce suas atividades.

Chegando à Escola, observamos que possui uma boa estrutura, na qual proporciona bom desenvolvimento às crianças,pois a reforma ficou muito agradável.

A professora está trabalhando com o Projeto A Bonequinha Preta desde abril, irá encerrá-lo no início de novembro. Sua expectativa é que no decorrer deste período as crianças entendam a importância do respeito mútuo, assim como espera que eles passem a ter o gosto pela Leitura.

Período a ser trabalhado com as crianças perdurou do mês de abril à inicio de novembro.Nossa equipe fez intervenção de 3 dias, nos quais foram realizadas tarefas referentes ao projeto.

Nossos público-alvo é de crianças entre 6 anos à 7 anos de idade. A maioria mora na Zona rural, não costumam faltar às aulas, são bem assíduos. Muitos têm situação financeira um pouco complicada, mas não demonstram, pois a Escola dá estrutura de alimentação.

O 1º ano do Ensino Fundamental Ida Escola “Cantinho Feliz”, possui 15 alunos, sendo que 10 alunos já estão alfabetizados, lendo e escrevendo, e os outros se encontram na fase silábica, mas com grande rendimento, o qual percebemos que até o final do ano letivo já estarão alfabetizados.

O recurso de ensino disponibilizados em sala de aula é bem limitado, a professora utiliza a lousa e também atividades xerocadas. Também leva os alunos na biblioteca, que funciona a sala de vídeo, e no pátio, para realizar tarefa extra. Os alunos trabalham em duplas ou em grupos, e sempre que a professora acha necessário realiza intervenções de trocar crianças de grupos e duplas, para melhor conviverem. O veículo de informação dessas crianças é apenas a televisão.

A escolha do tema foi bem intencional pelo fato de ser uma literatura de fácil entendimento e na qual poderia ser trabalho também o amor ao próximo, pela nossa diversidade racial.

Justificamos nossa escolha pelo fato de acharmos necessário, desde cedo dar condições a criança para refletir atitudes positivas em sua identidade e singularidade. Assim com este trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade.

Objetivos da aula a ser planejada, são levar a criança a reconhecer sua própria identidade para assim valorizar a sua imagem e a do outro, desenvolvendo os valores básicos e valorizando a diversidade racial, como também desenvolver o seu habito pela literatura, desenvolvendo as suas habilidades de atenção, ouvir, ser ouvido, sua criatividade humor e seu senso de observação.

Objetivos específicos são reconhecer sua identidade e imagem co autoconfiança; desenvolver várias atividades metodológicas a partir da leitura do livro A Bonequinha Preta; Valorizar a diversidade e combater o BULLYING racial; e refletir sobre o amor, o egoísmo, respeito; Apreciar a leitura como fonte de conhecimento.

Iremos trabalhar com Língua Portuguesa (Literatura) e Artes, abrangendo a concepção do livro em si.

O procedimento e o método utilizado foram a arrumação da sala para receber os alunos nos dias da leitura do livro, o qual era lido uma vez por semana. A professora levou uma caixa, na qual chamou a atenção de todos.Perguntou o que poderia haver dentro daquela linda caixa. As crianças se indagaram e ao saber que lá dentro tinha um livro e uma boneca preta, ficaram muito apreensivos. A professora fez várias perguntas antes de inicia a leitura, no qual cada criança pode dizer o que achava que a história iria contar. Após ouvirem a história, fizeram mais comentários. Então a professora lhes comunicou que iriam trabalhar durante um período – uma vez por semana com aquele livro, as crianças gostaram muito. Em um dia da semana era lido o livro, e neste dia só se trabalhava com ele. Foram feitos leitura diversas, confecção de bonecas, oralidades para construção de quebra-cabeça, e de portfólio, além das tarefas de Literatura e Língua Portuguesa.

A avaliação se deu através de observações e registros. Os registros foram feitos em um caderno específico, onde foram registrados os acontecimentos, conquistas e/ou mudanças dos grupos e de determinados alunos, por situações significativas acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes.

A criança levava a bonequinha e cópia (mimeografada) do livro para casa, onde ficava em sua companhia durante uma semana.

Os recursos utilizados foram data show, caixas de som, DVD, O Livro A Bonequinha Preta (mimeografado), caixas de papelão, folhas A3 e A4- brancas e coloridas-, lápis de cor, giz de cera, carvão, massinha, retalhos de panos, cola, linhas, agulhas, botões, fitas adesivas, folhas de papel cartão pretas; bolo de aniversário já confeccionado, refrigerantes; frutas , entre outras guloseimas.

PLANO DE AULA

Escola Municipal “ Cantinho Feliz ”- Ingaí/ MG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com