TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA........................................................................................................4

3 OBJETIVO................................................................................................................5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................6 5 METODOLOGIA.......................................................................................................7 6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES...........................................................................8 7 RECURSOS..............................................................................................................9 8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO...................................................................................9

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................11

11 ANEXOS..............................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A escola é essencial para o desenvolvimento e para o bem estar das pessoas, das organizações e das sociedades. A grande maioria das crianças e dos jovens aprende na escola uma grande diversidade de conhecimento e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. E com isso as escolas têm que desempenhar um papel insubstituível para a sociedade.

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas ideias de como deveria ser a abordagem do ensino de Língua Portuguesa nas series iniciais do ensino fundamental do (1ª ao 5ª) ano, o aluno já deve estar alfabetizado, mas ainda não domine plenamente a textualidade de sua língua.

Faz-se necessário discernir duas estratégias específicas para o desenvolvimento da capacidade linguística do aluno. Por um lado, o ensino da Língua Portuguesa deve haver um constante aprofundamento das habilidades recém-adquiridas de leitura e decodificação do texto escrito, de modo a ampliar tanto o conhecimento assim como a “leitura do mundo” e preparação para o pleno exercício da cidadania. E por outro lado, ele deve fornecer os princípios básicos da gramaticalização e da distinção entre registro oral e registro escrito, visando, principalmente, uma melhor elaboração do texto escrito por parte do aluno, de uma maneira mais clara, precisa e aceitável pela sociedade como um todo.

Falando sobre a Educação Física podemos dizer que ela possui características próprias e que perfeitamente pode buscar um processo gradativo de inter-relação com as demais disciplinas do currículo quer esteja inserida na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

E tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula, merece muita dedicação, planejamento estudo e tem que ser muito bem elaborado.

Ao montar um plano de aula, o professor deve respeitar os interesses dos alunos, além dos conteúdos abordados nas series, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNS.

2 JUSTIFICATIVA

Devemos e precisamos elaborar, com muito critério, os conteúdos a serem oferecidos nesta fase inicial é o crucial do aprendizado do português, apresentando textos e práticas de leitura e escrita realmente pertinentes, que desenvolvam o aluno como um todo pensante, falante e escrevente, assim como dotá-lo de noções teóricas e saberes que o habilitem a se comunicar em qualquer nível de linguagem, inclusive e principalmente o nível culto – da ciência e da intelectualidade.

Planejar é uma atividade que está dentro da educação visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e avaliação da própria ação, pois planejar e avaliar anda de mãos dadas.

O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, pode ser flexível, porém deve atender ao contexto escolar. A pesquisa e os objetivos são os pontos principais. Pois da pesquisa partem as ideias que resultarão no objetivo esperado.

3 OBJETIVOS GERAIS

Estabelecer as relações sociais no ambiente de convívio das crianças, incentivar atividade física com interação entre o corpo e a mente, a afetividade e a energia, do individuo e o grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar o brincar.

• Leitura e a escrita;

• Habilidades corporais;

• Desenvolver a ordem cognitiva e motora, trabalhar a atenção e a concentração.

• Desenvolver a cooperatividade e o respeito ao outro.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ensino e Alfabetização: aprender sobre leitura, interpretação e musica

Ensino da educação física: desenvolver a coordenação motora.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escola é um espaço que necessita de um planejamento, principalmente no que se refere aos planos de ensino, pois este é o momento da construção do conhecimento, tanto do professor quanto do aluno.

As atividades interdisciplinares nesta fase escolar são extremamente importantes, pois enriquecem os conteúdos ministrados.

Sucintamente, podemos dizer que o plano da escola traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional; o plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com