TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Casos: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS – UNIAMERICA

CURSO DE PEDAGOGIA

PLANO DE AÇÃO

INDISCIPLINA

ESTÁGIO SUPERVISIONÁDO III

ROZANGELA ALVES DE OLIVEIRA

SANDRA DE SOUZA ROSA ANTONIO

Foz do Iguaçu

Junho, 2013

Rozangela Alves de Oliveira

Sandra de Souza Rosa Antonio

PLANO DE AÇÃO

INDISCIPLINA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Plano de ação apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado III, do Curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Fátima Regina Bergonsi Debald. Professora Orientadora Ivanir Gomes da Silva.

Foz do Iguaçu

Junho, 2013

1 – Introdução

O curso de Pedagogia contempla no sétimo período o estágio supervisionado III que faz parte do currículo da faculdade União das Américas.Durante o processo de estágio o acadêmico fará um olhar critico dos espaços escolares, das salas, discutirá, acompanhará e registrará as questões observadas.O acadêmico deverá estar disponível a acompanhar e ajudar as pessoas envolvidas no processo escolar.O processo de regência é algo complexo e deve ser realizado de forma organizada,pensada de maneira harmonizada com os conteúdos.O período de estágio faz com que os acadêmicos articule os conteúdos adquiridos durante a faculdade com a docência, isso representa comprometimento com a melhor qualidade da educação.

Durante o Estágio Supervisionado III observou-se alguns aspectos relevantes sobre a experiência adquirida ao longo do processo de graduação do curso de Pedagogia e a articulação da teoria com a prática. No decorrer das vivências em campo de estágio diagnosticou-se a indisciplina dos alunos, frente aos conhecimentos e aos professores em sala de aula.

É notório que muitos alunos acabam confundindo liberdade com libertinagem, por isso, não se deve, por senso comum achar que os professores ou pedagogo após a sua licenciatura já estão preparados para atender a demanda de conhecimento que vivenciarão em escolas que exige do pedagogo o conhecimento sobre essa temática.

Desta forma, o plano de ação pode auxiliar na carreira do professor/pedagogo que muitas vezes devido à correria ou excesso da carga horária exaustiva, deixa de se preocupar com a indisciplina dos alunos, não dando tenção necessária no ambiente escola.

Durante os Estágios Supervisionados I, II, e III, observou-se que os (as) professores (as) envolvidos com os discentes demonstraram a necessidade de abordar mais esse tema nas escolas, porque relataram que a educação exige dedicação para vencer os alunos indisciplinados e busca se modelos pedagógicos epistemológicos visando uma nova qualidade de aprendizagem baseada na Pedagógica Sociointeracionista.

Alguns aspectos que envolvem a educação e indisciplina serão abordados nesse Plano de ação, entre eles: estudos de textos, levantamento das ideias e outros, visando à colaboração para a evolução educacional de ambas as partes, na relação professor/aluno ou vice versa.

2 - JUSTIFICATIVA

Devido ao crescimento do índice de violência verbal e indisciplina no pátio da escola se estendo para a sala de aula, desde o ínicio do ensino fundamental ao final do ensino médio de um Colégio Estadual de Foz do Iguaçu, o Plano de Ação justifica-se pela escola ter muitos alunos indisciplinados e professores que não conseguem ministrar suas aulas por vários fatores devido à indisciplina dos alunos e o crescimento da violência verbal e da indisciplina tanto no pátio da escola, quanto, em sala de aula entre os adolescentes a partir do 6º ano até o 9º ano do ensino fundamental. Justifica-se também pela ausência da família na escola aumentando o grau de dificuldade da escola no controle e na educação dos adolescentes.

No período da observação permitiu-se ao acadêmico o conhecimento do espaço físico, a estrutura, seu funcionamento, a organização pedagógica e administrativa, as relações interpessoais na instituição. Todas essas observações têm como objetivo analisar e compreender as características do espaço escolar, possibilitando o planejamento adequado do trabalho educativo e uma visão mais ampla das complexidades das práticas educacionais, fazendo com que o estagiário diante de alguns problemas aparentes, tenha possibilidade de refletir e buscar soluções para situações problemas.

Com a observação verificou-se que um dos desafios mais frequente que o pedagogo tem de solucionar são os limites e indisciplina que ocorre em sala de aula e os conflitos entre os alunos.

Todo esse problema dificulta a relação do conhecimento que o aluno deveria adquirir, sendo assim a disciplina em sala de aula é fundamental. O papel do ensino é interagir o aluno na sociedade e esse trabalho já vem sendo desenvolvido há décadas, e aos poucos está se modificada, a fim de formar cidadãos conscientes.

3 – OBJETIVO GERAL

Mobilizar a comunidade para uma educação mais ampla e eficaz, não só do ponto de vista de ensino/aprendizagem, mas também do ponto de vista social.

Fazer com que os alunos compreendam que o processo educacional é fundamental para o seu desenvolvimento como ser humano e para o seu desenvolvimento como profissional.

Conscientizar os alunos que o colégio apresenta regras, normas para a vivencia em sociedade.

3.1Objetivos específicos:

Sensibilizar o aluno sobre a importância da disciplina, trabalhando de forma integrada fortalecendo o seu compromisso com a escola.

Gerar laços de afinidades com a comunidade escolar.

Trazer as famílias para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com