TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Adptação

Trabalho Escolar: Plano De Aula Adptação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PARA ADAPTAÇÃO

A MÚSICA DOS NOMES

Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.

“Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha”

“Fui ao Itororó”.

TEATRO DE BONECOS

Conhecer a rotina do Cei enquanto conversa com os personagens. Sentar com as crianças no chão e usando os fantoches “conversar com cada uma. Fazendo perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?

CUIDADO COM A BONECA

Para essa brincadeira precisamos de bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.

CHUVINHA DE PAPEL

Revistas e jornais velhos. Sentar com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. permitir que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Juntar os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto.

Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens.

JOGO DAS EXPRESSÕES

Desenhar na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc.

TEXTURA

Usando lixa, fazer pintura com giz.

As crianças vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um giz, por exemplo, quando usado sobre superfícies diferente.

Manusear diferentes materiais e texturas como por exemplo; algodão, lixa, papelão ,papel canelado e outros.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

O material necessário será: Colchonetes, tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.

OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.

PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos. Propor às crianças diferentes movimentos: rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

CHAMADA COM FOTO

Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças.

Objetivo

Conhecer o colega.

Preparação

Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.

Descrição

Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança "descoberta" para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

CADÊ? ACHOU!

Material

Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).

Objetivo

Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.

Descrição

Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

MASSAGEM COM BEXIGA

Sala de aula com colchonetes.

Idade

De 1 mês a 2 anos.

Material

Bexigas com água .

Objetivos

Acalmar; desenvolver a consciência corporal; promover um sono tranqüilo; e estimular o vínculo afetivo entre educador e criança.

Descrição

Coloque um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga (não encher muito para não ficar pesada). Se o clima ajudar, deixe o bebê somente com a fralda em um local tranqüilo, com luz difusa e música suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo dele, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.

PERCEPÇÃO CORPORAL.

Idade

A partir de 1 ano.

Material

Colchonetes ou tapetes de vinil para colocar sobre o chão ou o gramado.

Objetivos

Relaxar; estimular o sentido do tato e o autoconhecimento corporal; e descobrir o prazer no movimento.

Descrição

Estimule as crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes do corpo. Faça perguntas como: o que está encostando no chão? Quem está sentindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com