TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula - Educação Física

Dissertações: Plano De Aula - Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VERA APARECIDA DO CARMO CARDOSO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA

CANGUÇU

2014

VERA APARECIDA DO CARMO CARDOSO

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.; Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.

Profs.: Sandra Reis, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotti, Laura Cabral, Suhellen Lee.

CANGUÇU

2014

PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA

Estando prestes a ministrar uma aula, em qualquer nível de Ensino, onde podemos identificar varias etapas para elaboração de um plano de aula, que corresponde ao detalhamento da unidade didática e representa o dia-a-dia do professor. Sabemos da necessidade de sua articulação com o projeto de curso e o projeto político-pedagógico da escola.

Para que possamos aproveitar todas as possibilidades de construção do conhecimento, é imprescindível que a aula não aconteça na base do improviso, precisa ser planejada, e sempre destacando as potencialidades de cada aluno.

Todo plano de aula deve comtemplar uma estrutura para sua construção, que deve salientar em seu inicio os dados de identificação de onde será desenvolvida a sua aula.

Em seguida tem-se o roteiro básico para que sua elaboração, do Plano de Aula, tenha seu andamento de tal forma que se na necessidade de o professor titular se ausentar por algum motivo, qualquer outro colega habilitado poderá assumir sua classe sem maiores problemas, mesmo que este não conheça a turma onde será trabalho aquele plano.

Toda e qualquer aula tem seu ponto de partida em um assunto, ou seja, dessa forma, precisamos identificar o tema da aula que será ministrada, que poderá ser mais ou menos detalhado.

Objetivos bem específicos devem ser estabelecidos pois nosso plano de aula parte de um plano de ensino, estes obedecem as finalidades delimitadas com antecedência, ou seja, resultados previamente estipulados, indicando o comportamento final do aluno, ou seja modificações de atitudes, obtidas por meio de experiências de aprendizagem. Os resultados que se pretendem atingir devem estar de forma, e de acordo com a aula proposta, estes devem ser elaborados de forma simples, que demonstrem o comportamento final do aluno.

Todos os recursos utilizados para o ensino correspondem aos materiais que utilizamos para acompanhar as experiências de aprendizagem, dessa forma, são meios que viabilizam os métodos e técnicas de ensino.

O processo avaliativo que envolve as estratégias que o professor utiliza para acompanhar a construção do conhecimento por parte do aluno. Nunca deve limitar-se aos aspectos quantitativos: provas, trabalhos ou pesquisas; e sim deve conter elementos integradores do processo ensino e aprendizagem e não forma de controle ou ameaça. Envolve o desempenho do aluno e professor, conduzindo-o a uma situação de replanejamento face aos resultados alcançados.

Assim devemos entender que o processo deve ser sempre contínuo, e buscando sempre atingir os objetivos propostos e ainda promovendo as adequações ao plano de ensino.

Desta maneira, notamos que o planejamento em qualquer situação do cotidiano, mas principalmente no processo ensino/aprendizagem, é de vital importância, pois é através do planejamento e da organização que podemos definir metodologias empregadas para que o ensino seja prazeroso aos discentes e não um sacrifício.

PLANO DE AULA

Escola: _Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Meireles_

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com