TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Etapa 1

Artigo: Plano De Aula Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata nossas experiências no ambiente educacional e nossas reflexões sobre tal experiência, assim como nossas reflexões sobre os desafios da prática docente e sobre as questões inerentes às práticas do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Com o conhecimento adquirido através dessas experiências e reflexões elaboramos um projeto pedagógico e um plano de aula.

Etapa 1

Um dos grandes desafios cotidianos da prática docente é formar leitores, é fazer com que seus alunos se interessem pelos livros e que esse interesse permaneça com eles por toda a sua vida. E uma maneira extremamente eficiente de despertar o interesse pelos livros éapresentá-los as crianças desde cedo, até mesmo antes que eles saibam falar.

A leitura para fases anteriores à alfabetização pode causar uma certa polêmica, mas é muito saudável. Nos três primeiros anos de vida ocorre grande desenvolvimento cerebral, é a época propícia para estimular a linguagem, movimento, cognição social, auto-regulação e solução de problemas. Uma das melhores maneiras de estimular o cérebro de uma criança nessa fase é o contato com livros, seja contando histórias ou deixando-a manusear um livro. Mesmo que a criança não entenda completamente o contexto da história a leitura os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita.

Para alguém se interessar por livros na vida adulta é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Quanto mais cedo a criança entrar em contato com os livros, melhor. Por isso elaboramos um projeto de biblioteca para crianças menores de três anos.

Nome do Projeto

Cantinho da Leitura

Público-alvo

Creche, faixa etária entre 2 e 3 anos.

Justificativa

Tão importante quanto garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas, é organizar ambientes convidativos, aconchegantes e singulares para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de interação com os colegas, professores e famílias. A iniciativa de construir uma biblioteca na sala para e com as crianças, constitui-se uma excelente oportunidade para fomentar o contato das crianças com oslivros, criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras.

Objetivos gerais e específicos

• Construir, coletivamente, uma biblioteca como lugar capaz de abrigar não somente livros, mas de suscitar rituais agradáveis de leitura;

• Apresentar o acervo de livros, promovendo o gosto pelas histórias e ampliando repertórios;

• Estreitar a relação creche-família por meio do empréstimo de livros.

Cronograma

Um semestre ou ao longo do ano todo

Desenvolvimento

1ª etapa

Compor o acervo da futura biblioteca de sala. Selecionar temas como: animais, objetos sonoros, família, transportes, personagens de diferentes etnias, histórias cumulativas com várias figuras do universo do faz de conta (bruxas, piratas, lobos). Incluir livros coloridos, com ilustrações bem definidas, textos curtos e alguns com fotografias reais das coisas e, também, livros que contenham apenas imagens, pois eles favorecem a criação de histórias próprias das crianças. Misturar livros de capa dura com livros de material convencional, incluindo também livros de plástico e tecido, pois é comum que algumas páginas se danifiquem, rasguem ou que sejam levadas à boca, em razão do grande interesse e da necessidade das crianças em manipular as publicações

2ª etapa

Selecionar o lugar onde os livros ficarão expostos e acessíveis às crianças. Após definido o local confeccionar “prateleiras” com quatro caixotes de feira que ficarão dispostos da

seguinte maneira: dois caixotes, um ao lado do outro, no chão e dois caixotes em cima dos outros caixotes. Pintar os caixotes com o auxílio das crianças, a fim de que a biblioteca fique com a “identidade” delas.

3ª etapa

Solicitar às famílias que enviem para a escola camisetas, vestidos ou outras roupas reconhecidas pelas crianças para que esse material seja preenchido com espuma, costurado nas aberturas e depois pintado pelas próprias crianças, transformando-se em "almofadas personalizadas". Essas almofadas farão parte do ritual da leitura, para as crianças sentarem ou deitarem enquanto manipulam os livros ou ouvem histórias, e delimitarão o ambiente e o momento na rotina.

4ª etapa

Apresentar os livros da biblioteca aos poucos às crianças, reunindo a turma no cantinho da leitura diariamente em um horário específico. Haverá o momento em que as crianças ouvirão as histórias e o momento em que elas manusearão os livros livremente. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com