TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Carreira

Trabalho Escolar: Plano De Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O conceito de carreira vem sofrendo mudanças com o passar do tempo. Ao invés da condução direta da empresa, aonde a mesma guiava o indivíduo numa carreira linear, marcada pela estabilidade e segurança no trabalho, a carreira passou a ser vista como uma trajetória de acessão, podendo ser horizontal e/ou vertical e sem estabilidade. Trata-se do compartilhamento de responsabilidades entre empresa e funcionário.

À empresa cabe o papel de estimular e dar o suporte necessário para que as pessoas possam entregar o que têm de melhor, ao mesmo tempo em que recebem o que a organização tem de melhor a oferecer-lhes (DUTRA, 2002, p. 17).

Pensando nestas mudanças propomos, através deste trabalho, o estudo de um Plano de Carreira através de entrevista, onde a finalidade é conhecer, analisar e identificar o processo adotado para o desenvolvimento dos funcionários.

Mas, o que é carreira? Etimologicamente, “carreira” origina-se do latim, via carraria, que significa estrada para carros, um caminho estruturado.

Dutra afirma que carreira é um termo que possui vários significados, porém, de difícil definição. Pode se referir à mobilidade ocupacional, como o caminho a ser trilhado por um executivo; ou à carreira como profissão, como a carreira militar. Em ambos os casos somos levados à ideia de que carreira é um caminho estruturado e organizado, no tempo e espaço que pode ser seguido por alguém (DUTRA, 1996).

A abordagem atual de carreira surge em decorrência de mudanças sociais, tais como: inserção da mulher no mercado de trabalho; a elevação do grau de instrução e a busca de conhecimento que, na época em que vivemos, não mostra impedimentos por sexo; a universalização do “tecido social” que é o alto comprometimento com a organização; a afirmação dos direitos dos indivíduos; a globalização da economia e a flexibilização do trabalho, entre outros fatores (EVANS, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com