TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Carreiras

Seminário: Plano de Carreiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Seminário  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Carreiras

É uma vantagem competitiva tanto para os funcionários quanto para as empresas.

Do lado do funcionário é muito importante que ele saiba o que quer e como vai fazer para chegar lá, para isto é preciso obter informações, elaborar objetivos e estratégias viáveis. Um profissional qualificado e com um plano de carreira definido, consegue aproveitar mais as oportunidades que aparecem. Não importa se no meio do caminho a pessoa percebe que não era aquilo que queria, a solução é refazer o plano de carreira e seguir em frente.

Do lado da empresa um bom programa de treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho alinhado com um plano de cargos e salários bem estruturado e uma política de administração de carreira que ofereça condições para que o funcionário cresça dentro da empresa, ajuda a atrair e reter talentos, criando assim um diferencial diante do mercado, cada dia mais competitivo.

O plano de carreira organizacional e individual devem estar alinhados, porque nem sempre o que o funcionário quer pode ser o mesmo que a empresa esta disposta a oferecer…isto gera desmotivação, baixa produtividade, absenteismo e excesso de rotatividade.

Segundo alguns autores na área de RH, as etapas de um plano de carreira individual é:

* Exploração: quando o profissional busca informações, faz testes vocacionais para identificar o que realmente esta buscando profissionalmente e elabora objetivos e estratégias para que isto aconteça;

* Entrada: quando o profissional entra no mercado de trabalho ou seja consegue o emprego;

* Estabelecimento: quando o profissional não tem experiência, tem baixo salário e excesso de tarefas;

* Avanço: quando o profissional já domina o que faz, e busca aprimorar seus conhecimentos;

* Estabilização: quando o profissional já cresceu tudo que podia na empresa, e tem que escolher se continua onde esta, pede demissão, se aposenta, ou muda de carreira;

* Armadilha de Platô: quando o profissional coloca na balança tudo que já fez, se pergunta se valeu a pena, se era aquilo mesmo que ele queria, e define o que vai fazer para seguir em frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com