TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Comunicação "Formação & Informação"

Artigo: Plano De Comunicação "Formação & Informação". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

I - INTRODUÇÃO......................................................................

II - HISTÓRICO DO MERCADO................................................

III - PLANO DE COMUNICAÇÃO...............................................

IV - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO..................................

V - PROCESSO OPERACIONAL DA COMUNICAÇÃO............

VI - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.......................................

VII - PROJEÇÃO DOS RESULTADOS........................................

VIII - CONCLUSÃO........................................................................

IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................

INTRODUÇÃO

Plano de Comunicação “Formação & Informação” foi focado na estratégia de fidelização de alunos no campus Cidade Universitária (Marginal Pinheiros), proporcionando descontos e possibilidade de um estágio, para que os alunos se comprometam a assim a concluir a graduação.

Este Plano de Comunicação tem por objetivo formalizar e estruturar concretamente as principais idéias e opções para todas as atividades futuras da Assessoria de Imprensa da Universidade Paulista, constituindo-se numa resposta às necessidades da instituição com as informações e atitudes que corriqueiramente deverão ser implantadas.

O Plano de Comunicação “FORMAÇÃO & INFORMAÇÃO”, tem duas funções relevantes:

1. Avaliar as atividades de Comunicação na teia midiática nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico;

2. Avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção.

HISTÓRICO DE MERCADO

Foram realizadas diversas pesquisas no início de 2000 para avaliar qual região de São Paulo teria mais carência e oportunidade para a implantação de um Campus da Universidade Paulista - Unip. Um campus que englobasse dentro de uma única área diversos cursos para atender as necessidades de uma região específica, utilizando-se de todos os recursos de marketing direcionados ao público local, não deixando de avaliar a atuação da concorrência sobre a região.

Inicialmente o campus foi implantado no Bairro do Jaguaré, vizinho a várias indústrias, com fácil acesso para vários locais. O novo campus contaria com mais de 30 cursos superiores de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, humanas e exatas.

De 2003 para 2004 o Campus Cidade Universitária (Marginal Pinheiros) teve um crescimento no número de alunos de 35% e até o segundo semestre de 2005 saltamos para mais de 25% de crescimento. A projeção para 2006 é que o crescimento fique em torno de 10%, devido ao aumento de cursos oferecidos.

Analisando a concorrência da região onde está localizado o Campus Cidade Universitária Marginal Pinheiros verificamos que os concorrentes diretos são UNIBAN – Vila Yara, UNINOVE – Barra Funda, UniFIEO – Osasco dentre outras com menor expressão.

(dica: trabalhar melhor a concorrência, muito pobre)

PLANO DE COMUNICAÇÃO

O Plano de Comunicação “Formação & Informação” foi focado na fidelização do alunos no Campus Cidade Universitária Marginal Pinheiros, proporcionando aos mesmos descontos progressivos de acordo com a frequência e estágio garantido de acordo com o desempenho.

Conforme pesquisas realizadas no próprio campus foram constatados que o índice de desistência dos cursos eram maiores que os dos alunos formados. Os alunos que se matriculavam na UNIP, por motivos escusos, não concluíam seus respectivos cursos.

Desta maneira, com o Plano de Comunicação “Formação & Informação”, pretendemos prolongar a permanência do aluno na instituição, dando a ele mais subsídios para que ele permaneça na Universidade até a conclusão do curso. Ambos os programas se complementam e, de certa forma, garantem a permanência do aluno no curso até a sua formatura.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

1. Fidelizar os alunos

Tática 1: Desconto na mensalidade para alunos, através de freqüência.

Visando o contexto apresentado a idéia principal foi estabelecer para os alunos um programa de fidelidade. Este programa garante ao aluno um desconto progressivo conforme a freqüência dos alunos. O desconto será concedido da seguinte maneira:

100% de presença > 10% de desconto para pagamento até 5º.dia útil;

90% de presença > 8% de desconto para pagamento até 5º.dia útil;

80% de presença > 6% de desconto para pagamento até 5º.dia útil;

Tática 2: Garantia de estágio para alunos, através de notas.

Outra forma de fidelizar o aluno na faculdade é o programa de garantia de estágio. A freqüência dos alunos será mensurada através do desempenho dos mesmos. Os estágios serão atribuídos para os melhores alunos com notas acima de 90% a 100% de aproveitamento nas matérias, sendo garantida 1(uma) vaga para cada 30 alunos. Em caso de empate será avaliada também a frequência do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com