TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Ensaios: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

A Evolução do Pensamento Contábil

No século XV a Itália era praticamente o centro mercantil europeu. Em diversas cidades deste país o comercio fervilhava ardentemente, negociações de grande vulto eram realizadas entre os diversos comerciantes surgindo aí uma nova preocupação com os registros das operações. Os registros eram feitos através das partidas simples, um método vulnerável para as operações de vendas a prazo. Surge então a preocupação com a sistematização dos registros das operações.

Neste século XV, finalmente, é que veio surgir o registro das partidas dobradas, que tem em sua essência a idéia de que, para cada débito(s), haverá um crédito(s) correspondente. Este método ficou conhecido na época como método de Veneza Pacioli, apud,Schmidt (2000,p.36). Na verdade, ele foi um dos primeiros divulgadores pois, sua obra , La Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Porportionalitá, datada de 10 de novembro de 1494 trata de assuntos diversos, tais como aritmética, álgebra, geometria e comércio. O assunto Partidas Dobradas que na época era conhecido como Método de Veneza, é mencionado pelo autor da página 197 à 210 - Tratado XI De Computis et Scripturis, o qual afirma que neste capítulo, descreveu o melhor método para registro contábil.

Um dos primeiros manuscritos que tratam das partidas dobradas data de 1458 e o autor foi Benedetto Cotrugli. Sua obra não se disseminou pela Europa porque foi manuscrita, um processo demorado e principalmente caro, ao passo que a obra de Pacioli foi impressa em quantidade considerável e disseminada por todo o continente.

Os Aspectos da atuação profissional

Diversos papéis são atribuídos à Ciência Contábil. No entanto,tradicionalmente, para a contabilidade é conferida a tarefa de valoração, reconhecimento e evidenciação das mutações no patrimônio das organizações. Mas, também é seu papel o fornecimento de informações para auxiliar os gestores na tomada de decisão. Contudo, como agente que influencia e é influenciada pelo meio, a contabilidade tem suas funções ampliada no contexto organizacional. De acordo com Miller (1994), a Contabilidade tem sido considerada como uma prática social e institucional, onde está intrínseca a construção da relação social, ao invés de derivada ou secundária. Neste sentido, a utilização da contabilidade ocorre não pela qualidade de seus instrumentos, mas pela representatividade que esta tem no ambiente. Czesnat e Machado (2010) identificaram a legitimação relacionada com práticas de Responsabilidade Social e Ambiental das empresas de telecomunicações listadas na BOVESPA. Esta utilização é fundamentada pela Teoria da Legitimidade.

A relação da Contabilidade com seu ambiente de atuação

Contribui a isso Ott (2004) ao descrever que a vinculação da contabilidade com o ambiente empresarial onde se está competindo, demonstra que ela está subordinada e ao mesmo tempo influenciada pelo mesmo. Neste sentido, a contabilidade evolui conforme o ambiente em que está afeta e reflete as mudanças desse ambiente para prover aos usuários da informação contábil com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade da entidade objeto de contabilização, o que descaracteriza em definitivo a idéia de que a contabilidade tem função apenas fiscal e legal.

As novas teorias contábeis e suas contribuições para a qualidade do processo de geração das informações contábeis

O objetivo deste estudo sobre as novas teorias contábeis, é analisar o papel da informação no processo de avaliação do desempenho da estratégia organizacional, mostrando a relevância da gestão da informação e equiparando-a com outros recursos existentes na empresa.

Assim, pretende-se destacar a importância das informações que são utilizadas na estrutura decisorial da empresa e como a utilização dessas informações proporcionam a sustentação administrativa consistente em seus propósitos.

Esse estudo, além de mostrar a importância de uma tomada de decisão com base em informações, enfoca a origem dessas informações, ou seja, a atuação presente dos relatórios contábeis como elemento polarizador dos eventos empresariais, que estão relacionados com as operações internas

Os conceitos e funções da Contabilidade

Conceito de Contabilidade

Foram vistas algumas definições da Contabilidade no decorrer do item anterior, porém, iremos apresentar mais algumas definições evidenciadas por alguns escritores da Contabilidade, conforme apresentados abaixo:

Para FRANCO (1997:21) a Contabilidade “é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Segundo ORRÚ (1990:12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.

Para SÄ (1998:42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”.

JACINTO (1990:26) conceitua a “Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”.

Podemos então afirmar que a Contabilidade é uma ciência que visa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio.

A CONTABILIDADE E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO

A grande dificuldade dos contadores sempre foi fazer com que o empresário entendesse que a Contabilidade tem a função de apresentar as informações necessárias para auxiliá-lo na

Artigos nº 09 - dezembro de 2008 tomada de decisões para o bom andamento da empresa.

Franco e Marra (2007, p. 25) definem que “[...] o objetivo da contabilidade é fornecer informações sobre o estado patrimonial e suas variações em determinado período”.

Essa dificuldade se deve em grande parte ao próprio contabilista, que não se empenha em mostrar ao empresário a real função e utilidade da Contabilidade. Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com