TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Exames: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

Plano de contas é uma peça de extrema importância para as organizações. Nele se estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamentos, agrupamentos, análises, derivações, dilatações.

É um conjunto de contas, previamente estabelecido, destinado a orientar os trabalhos da escrituração contábil.

Um plano de contas deve, assim, ser entendido como um conjunto de normas, como um sistema, visando estabelecer, previamente, tudo o que diz respeito às contas a serem adotadas nos registros contábeis de uma empresa ou de uma entidade. Muitos técnicos acreditam que apenas a evidenciação de diversos títulos de contas seja todo um Plano; este erro é encontrado com freqüência em diversos trabalhos práticos e mesmo em grandes números de livros. Na verdade ele é, realmente, a estrutura, a parte que talvez mais impressione; entretanto, observando rigorosamente o problema, podemos perceber que ele é apenas uma das partes de que se compõe a grande peça contábil que recebe a denominação de plano de contas. Se nós analisarmos o conceito de contas, veremos que ele abrange o objeto ou fenômeno tipicamente identificado, a relação dos fatos, e serve-se do titulo apenas como fator de identificação. O plano deve abranger, portanto, toda a extensão do conceito, função, funcionamento e relações das contas, afim de que se possa realmente Ter uma peça que preencha suas finalidades.

Á importância do Plano de Contas

Todos nós sabemos que as contas são de extrema importância para os registros contábeis. São elas que permitem a escrituração dos atos e fatos ocorridos nas empresas.

Todo administrador deve saber que, o contabilista ao proceder a escrituração contábil, deve ter em mãos uma relação de todas as contas necessárias ao seu processo contábil. O plano de contas está para a contabilidade como o radar está para aviação, indispensável.

Usuários das informações Contábeis

Conceitua-se como o usuário toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.

Para as finalidades deste trabalho, citaremos dois tipos de usuários:

Usuários internos e os externos:

Usuários internos: são os administradores, gerentes, diretores. Através das informações geradas pela contabilidade, os administradores têm condições de verificar se o que foi planejado está efetivamente sendo executado. Também são informações necessárias para tomada de decisões.

Usuários externos: são aqueles que estão fora da empresa, como fornecedores, bancos, investidores, clientes, governo, etc. Esses usuários não têm acesso aos documentos que deram origem à informação contábil; e cada um deles possui um interesse diferente nos demonstrativos contábeis.

O que é um Plano de Contas:

O plano de contas é uma peça muito ampla, utilizada pela boa técnica contábil. Trazendo um conjunto de normas compondo o sistema contábil de uma determinada organização. Estabelece a conduta que deve reger a escrituração contábil, através da exposição das contas com seus títulos, códigos, funções, funcionamento, registro, grupamentos, relacionamento entre as contas e os grupos, análises, etc.

Não é um simples elenco de contas, que não proporciona nenhuma orientação. Assim como um exército em campanha que segue um plano de operações. E não é um elenco de ações, na guerra dos negócios a contabilidade segue um plano de contas, para que todos os dados sejam adequadamente registrados, analisados e interpretados.

Elenco, Função e Conceito das Contas:

Elenco das Contas: conhecido como estrutura do plano de contas, consiste na relação ordenada de todas as contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis de uma entidade.

Exemplo de Plano de Contas:

Ativo

Ativo Circulante

Disponibilidades

Direitos Realizáveis

Estoques

Despesas do Exercício seguinte

Ativo Realizável a Longo Prazo

Ativo Permanente

Investimento

Imobilizado

Diferido

Passivo

Passivo Circulante

Passivo Exigível a Longo Prazo

Resultado de Exercícios Futuros

Patrimônio Líquido

Capital Social

Reservas de Capital

Reservas de Lucros

Lucros ou Prejuízos Acumulados

Função das Contas: tem como finalidade explicar a razão da existência da conta, para que serve, onde se aplica, como se trabalha com ela. Ex.: a conta CAIXA representa o dinheiro, recebendo a débito os recebimentos e a crédito os pagamentos efetuados em dinheiro;

Ativo Circulante: Figuram neste grupo as disponibilidades, os direitos realizáveis no exercício subsequente, as despesas apropriadas no exercício subsequente e os estoques da forma que analisaremos a seguir:

Disponível: São entendidos como disponibilidades, dentre outros, o numerário de caixa, os saldos em contas bancárias de livre movimentação e os saldos de contas que representa ativo de liquidez imediata tais como certos títulos governamentais, títulos de mercado aberto e os numerários em trânsito por qualquer motivo.

Caixa: Função: registra o movimento de dinheiro em poder da empresa.

Funcionamento:

D - pelo recebimento em dinheiro.

C - pelos pagamentos em dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com