TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Artigos Científicos: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  224 Visualizações

O plano de contas é o conjunto de contas necessárias para o acompanhamento da evolução dos componentes patrimoniais e apuração dos resultados.

O plano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

Apesar de não haver uma regra padrão estabelecida para a elaboração do plano de contas, com número mínimo ou máximo de contas que deve conter, o que é indicado é que haja a possibilidade de fazer alterações no mesmo, como incluir novas contas quando for necessário. A estrutura também basta que seja bem separada e facilmente visualizada e compreendida. O grau de detalhamento do plano de contas varia de acordo com o interesse da empresa ou do responsável contador levando em consideração a necessidade de registrar todas as ocorrências na vida de uma empresa.

O Plano de contas deve possuir contas em número suficiente para registrar todos os valores positivos, todos os valores negativos, todos os ingressos e todas as despesas de forma detalhada a fim de não ocorrerem confusões.

Para elaboração do plano de contas, existem alguns agrupamentos principais:

1. ATIVO agrupando todas as contas que representam bens ou direitos da empresa;

2. PASSIVO agrupando todas as contas que representam as obrigações da empresa e o capital próprio (Patrimônio líquido);

3. CONTAS DE RESULTADO agrupando as contas de resultado. Seu saldo representa uma receita, um ingresso, um lucro, quando credor, ou uma despesa, um gasto, uma perda, quando devedor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com