TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estagio Manutenção Automotiva

Artigo: Plano De Estagio Manutenção Automotiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  8.431 Palavras (34 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 34

Unidade Escolar

CNPJ 03.795.071/0001-16

Razão Social: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Nome de Fantasia SENAI CIMATEC

Esfera Administrativa Estadual

Endereço (Rua, No) Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã

Cidade/UF/CEP Salvador - BA CEP: 41.650-010

Telefone/Fax (71 ) 3462-9500 Fax: (75) 3462-9599

E-mail de contato cimatec@ fieb.org.br

Site da unidade www.cimatec.fieb.org.br

Área do Plano INDÚSTRIA

Habilitação, qualificações e especializações:

PLANO DE CURSO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

1 Habilitação: Técnico em Eletromecânica Automotiva

Carga Horária: 1440 horas

Estagio –Horas 300 horas

1.1 Qualificação: Qualificação Profissional Técnica em Manutenção Automotiva Básica

Carga Horária: 1080 horas

Estagio –Horas --------------

1.2 Qualificação: Qualificação Profissional Técnica em Reparação de Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos Automotivos

Carga Horária: 1440 horas

Estagio –Horas --------------

1. Justificativa e objetivos do curso

1.1 Justificativa:

A disseminação do automóvel como meio de transporte, aliado ao forte desenvolvimento tecnológico do mesmo, contribuíram para consolidar uma cadeia automotiva cada vez mais forte, atuante e importante tanto regionalmente quanto em nível nacional.

O automóvel é uma complexa máquina composta por diversos componentes e sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos. A evolução desses sistemas e componentes tornou os veículos mais confiáveis, robustos, econômicos e confortáveis, ao mesmo tempo em que reduziu a freqüência de manutenção dos mesmos.

A manutenção dos automóveis modernos tem demandado, por sua vez, profissionais cada vez mais qualificados, bem como novos equipamentos e ferramentas adequados à execução de serviços de manutenção corretiva e preventiva. Essa manutenção, embora menos freqüente, é bastante específica e muito importante para o corrento funcionamento do automóvel, com confiabilidade, segurança, economia de combustível e preservação do meio ambiente.

Não obstante a evolução tecnológica significativa dos automóveis, que criou demandas por capacitação profissional, muitos dos profissionais que hoje trabalham no ramo aprenderam a realizar manutenção automotiva no próprio ofício. Apenas uma pequena parte buscou atualização, daí enfrentarem dificuldades em lidar com as novas tecnologias, sendo que muitos foram excluídos do mercado frente a estar dificuldades.

O mercado local conta com inúmeras empresas que realizam manutenção em veículos, isso sem considerar diversos profissionais que atuam no setor como autônomos e empresas que realizam manutenções simples e instalações de acessórios e equipamentos, como Gás Natural, lojas de ar condicionado e som, postos de combustíveis etc.

Atualmente o mercado enfrenta grande dificuldade em contratar profissionais especializados na área automotiva. Destaque-se ainda que, na região, não existem escolas formadores nem curso técnico na referida área.

Desta forma, o SENAI, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e as demandas da indústria automobilística, propõe a implantação do Curso Técnico em Eletromecânica Automotiva.

1.2 Objetivos do curso

Contribuir para a formação de profissionais de nível técnico, que atuem em planejamento e execução de atividades de manutenção e diagnóstico mecânico e eletroeletrônico em veículos automotivos de qualquer porte, atendendo às demandas do cidadão, da sociedade e do mundo do trabalho.

2. Requisitos de acesso ao curso

Para ter acesso ao Curso Técnico em Eletromecânica Automotiva do SENAI Cimatec, o candidato deverá ter sido aprovado/classificado no processo de seleção realizado pela Instituição e comprovar estar matriculado e cursando regularmente o 3º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.

Os alunos matriculados e cursando regularmente o 3º ano do ensino médio do SESI, instituição parceira do Programa de Articulação do Ensino Médio do SESI com Educação Profissional do SENAI, terão acesso ao curso conforme programação de oferta do mesmo e constituirão turma específica.

2.1 Inscrição no Processo de Seleção

As inscrições serão realizadas nas épocas previstas no Calendário Escolar.

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a. Documento de identificação (cédula de Identidade ou carteira de habilitação e CPF);

b. Comprovar, mediante apresentação de documento, ter concluído o ensino médio ou equivalente, em instituição públicas ou privadas ou comprovar estar matriculado e cursando regularmente o 3º ano do ensino médio.

2.2 Processo de Seleção

O Processo seletivo compor-se-á de provas de conhecimentos gerais, em nível de ensino médio. Os candidatos classificados e aprovados serão convocados para a matrícula até o limite de vagas existentes, obedecendo à ordem crescente de classificação.

2.3 Número de vagas anuais oferecidas pelo Curso

Serão oferecidas em média 40 vagas anuais, sendo 01 turma por ano, podendo ser desenvolvido nos períodos diurno e noturno. Em caso de existência de demanda de mercado, a oferta anual poderá ser ampliada desde quando atendidas as condições necessárias para operacionalização do processo (recursos físicos e humanos).

2.4 Matrícula

A matrícula inicial será efetuada mediante solicitação do interessado, assistido por seu pai ou responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com