TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural E Direitos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Pluralidade Cultural E Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Pluralidade Cultural e Direitos Humanos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais ao ser consolidado pelo Ministério da Educação e do Desporto aponta metas de qualidade, que ajudam o aluno a conhecer seus direitos e deveres, contribuindo para a melhor qualidade do Ensino Fundamental, sendo adaptado a realidade de cada região do Território Nacional e a Pluralidade Cultural Brasileira.

A pluralidade cultural no Brasil representa diferenças étnicas e culturais da população, ou seja, compreender suas relações marcadas por desigualdades social-econômicas, respeitar e valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los sem discriminação.

Multiculturalismo é a mistura de culturas, trata-se da miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização.

Em 1998 foi estabelecido na Constituição Federal a discriminação racial como crime, embora a aplicação e o aperfeiçoamento da legislação são decisivos, porém, insuficiente, e processo educacional deve tratar do campo ético, como desenvolver atitudes e valores, no campo social, voltados para aqueles que foram alvos de injustiças, é tarefa da sociedade e da escola mudar a mentalidade, superar o preconceito e combater atitudes discriminatórias.

Após a Segunda Guerra Mundial, 1945, período em que foi criada a ONU, tomando como base a Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana, exigindo compromissos internacionais, de combate à miséria, à exclusão social, à condições desumanas, os Direitos Humanos assumiram gradativamente a importância na terra global, colocam-se como assunto de interesse de toda a humanidade. A violência que pode resultar a disputa étnica, religiosa e social, quando a intolerância e o desequilíbrio são levados ao extremo, expressa-se em números: sabe-se que 80% das guerras que ocorrem hoje derivam da intolerância étnica e religiosa em conflitos internos.

O tema multiculturalismo deve ser trabalhado e introduzido no dia a dia da criança, para

que ela saiba que ninguém é igual a ninguém e isso é normal. A escola tem o papel

fundamental na hora de formar crianças tolerantes e adeptas as diferenças, zelar pela

integridade moral e cultural dos seus alunos é primordial para a formação dos mesmos. O

ambiente escolar é mediador, ou seja, ele é a ponte de interação da criança para o mundo ao seu redor, não é somente o currículo que conta , mas é de suma importância o currículo oculto, onde a criança toma com exemplo os atos de seus educadores. Cabe às escolas trabalharem de formas diferentes e interessantes as diferenças de credo, raças e culturas, sem deixar que a criança perca a sua essência, a sua individualidade. O bulling deve e tem que ser discutido em salas de aula, para mostrar que antes de sermos brancos, negros e amarelos somos uma raça só: Seres Humanos. O estereotipo exigido hoje, foi criado por homens, a magreza que é cultuada hoje, era feia ontem. O mundo muda e com ele o padrão de beleza vai junto, mas o multiculturalismo continuará para sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com