TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE: DIREITOS HUMANOS E ÁREA CULTURAL

Seminário: SÍNTESE: DIREITOS HUMANOS E ÁREA CULTURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS Educação E Diversidade

Monografias: ATPS Educação E Diversidade

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: Lmarinho12 25 março 2014

Tags:

Palavras: 1185 | Páginas: 5

Visualizações: 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

DIVERSIDADE PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR

LUCIANO MARINHO 4300064128

JULIANA COSTA TEIXEIRA 4300064127

EDISON ALVES JUNIOR 3875719803

JUCILEI ANTONIO __________ 0000000000

VANESSA ___________________ 0000000000

Professora EAD – Mariciane Mores Nunes

Professor-tutor a distância – Camila Mello Andriotti

Pindamonhangaba / SP

2012

SÍNTESE: DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

A luta pela sobrevivência seleciona os mais aptos, mais fortes, e elimina os menos dotados. (DARWIN).

O Brasil é um país que possui uma diversidade cultural ampla, sendo esta sua característica mais inerente. Porém, dentro desta diversidade há um grupo predominante, que para ser aceito na sociedade é necessário ser “homem, branco, heterossexual e bem sucedido financeiramente” caracterizando assim o padrão estético europeu.

Porém, os direitos fundamentais de toda pessoa, independente de seu sexo, cor, opção sexual e nível social, como alimentação, saúde, moradia, educação, etc devem ser garantidos, sem essa garantia o ser humano não é capaz de desenvolver-se e ter uma participação plena da vida. A capacidade de participação da vida não pode ser retirada do indivíduo, assim, como educadores é necessário termos a responsabilidade de trabalhar e desenvolver em sala de aula a inclusão social, levando o indivíduo a sentir-se participante do grupo ao qual está inserido.

Isso nos remete a liberdade de escolhas de cada um, onde o respeito pela opção e escolhas do outro não deve ser questionada, porém vale ressaltar que pode-se participar das escolhas e opiniões do outro com o intuito de ajudar no alcance dos seus objetivos sem passar por situações e risco e ameaças externas, sendo o principal objetivo desse respeito manter a igualdade de direitos e deveres da população. Sendo o Brasil formado de uma sociedade plural, colocando em contato uma grande variedade de características culturais, ideológicas e religiosas, é um desafio manter a concordância entre os diversos grupos diante de tal diversidade.

A colaboração que a diversidade cultural dirigida pelos direitos humanos traz para a sociedade é considerável; ela proporciona a troca de experiências entre indivíduos de diversas culturas oferecendo grandes oportunidades de desenvolvimento sócio-político além de treinar os envolvidos no respeito a opinião e prática de outras pessoas, assim sendo, o multiculturalismo no meio acadêmico é essencial e deve ser tratado como algo de imenso valor pois irá enriquecer os educadores em sua nobre tarefa de transmitir o conhecimento adquirido através de seus estudos e pesquisas e principalmente na prática diária da educação. Logo, é importante afirmar que deve haver reciprocidade entre os indivíduos das diversas culturas para que haja enriquecimento e valorização do outro objetivando assim a inclusão social de todas as culturas presentes no ambiente escolar.

É urgente a realização de um trabalho de conscientização nos mais diversos segmentos da sociedade cujo propósito seja levar os indivíduos a compreensão de uma diversidade cultural e acima de tudo que é necessário o estabelecimento de limites nos julgamentos e que não deve haver discriminação entre negros e brancos, ricos e pobres, heteros e homossexuais. Após esse trabalho de conscientização é importante que pais, educadores entre outras pessoas que colaboram na formação intelectual dos educandos, inculcar na mente destes que é fato a existência de uma diversidade cultural, porém que os direitos adquiridos pela maioria predominante são os mesmos conquistados por negros, homossexuais, índios, religiosos, etc.

O preconceito, o racismo e a discriminação são temas urgentes que devem ser estudados com profundidade para que haja harmonia e respeito no ambiente escolar e para que haja uma abordagem eficaz na redução das diferenças, sendo necessárias atividades criativas que estimulem o desenvolvimento da razão, da formação de opinião própria e de uma consciência crítica em todo cidadão.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA (COMPARATIVO TEM QUE ESCREVER ALGUMA COISA)

DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS

“Não importa se é rica ou pobre, toda criança deseja a liberdade. Mesmo com diferenças, no fim são todas iguais”.

SITUAÇÃO EM PRÁTICA ESCOLAR RELACIONADA A DIFERENÇAS CULTURAIS E RACIAIS

Situação relatada por: Luciano Marinho

...

Situação relatada por: Juliana Costa Teixeira

As crianças brincavam quando a professora notou o afastamento de um aluninho. Ela continuou observando e viu quando outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com