TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

Ensaios: DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 12

‘DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL”

INTRODUÇÃO

Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Para viver democraticamente em uma sociedade plural e preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada por diferentes etnias e também por imigrantes de diversos países.As regiões brasileiras tem características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados muitas vezes é marcado pelo preconceito e discriminação. O ser humano é um ser social e que organiza e cria modos de viver coletivamente ,organiza sua vida política se relaciona com o meio ambiente , o trabalho ,distribui e troca riquezas que produzem, todos os povos desenvolvem linguagens , manifestações artísticas e religiosas ,valores morais , vestuários e moradias indicando assim que a pluralidade cultural é um acúmulo de experiências humanas ,patrimônio de todos nós ,e que pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar nosso futuro .

AS DIFERENÇAS CULTURAIS

As pessoas se diferem umas das outras, variam a cor da pele,cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas .Também podem escolher diferentes opções de religião e organizar os valores de forma a estabelecer laços familiares distintos , cada ser humano tem seu próprio jeito de se expressar e organizar a vida em sociedade . Nós não nascemos inteiramente prontos para viver .Ao contrário , precisamos de cuidado,orientação e ensinamentos, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas de uma determinada cultura .Nossa vida só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural, se partilharmos um conjunto de referencias sociais .As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longa das suas historias ,na organização da vida social e política.A diferença entre culturas é fruto da singularidade desse processo em cada grupo social. É a pluralidade que torna cada ser único.Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência , em igualdade ,dos diferentes.O trabalho com pluralidade cultural se dá a cada instante , exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz “, baseada na tolerância e respeito aos direitos de cada um , passando a noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros .O que se espera ao tratar da Pluralidade Cultural é o enriquecimento a cada um pela pluralidade de formas de vida , de convívio e ações pessoais, com o compromisso ético de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa democrática e vivenciando cidadania.Pluralidade vive-se,ensina-se e aprende-se.

O ENSINO RELIGIOSO E A DIVERSIDADE CULTURAL

A atual co-existência pluralista oferece novas formas de compreensão das tradições religiosas. Portanto a experiência do pluralismo religioso se torna um apelo à descoberta e à afirmação da própria identidade. “além de ser cristão, eu preciso ser um hindu, um budista, muçulmano e judeu. Só assim poderei conhecer a verdade e encontrar o ponto de reconciliação em todas as religiões” (GRIFFITHS, 1992, p. 83). Ou como Raimon Panikkar descreve sua trajetória, após sua formação acadêmica nas universidades indianas e americanas: “Eu ‘parti como cristão, ‘encontrei a mim mesmo como hindu, e ‘retornei’ como budista, sem nunca ter deixado de ser cristão” (KNITTER, 2002, p. 26). Religião e um conjunto de crenças e pensamentos. Tendo assim alguns aspectos diferentes, porem a maioria das religiões acredita em algo ou em alguém supremo. No Brasil não a religião que rege como autoridade mais tem religiões que prevalecem como foi indicado no censo democrático do IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) 2000: católica, evangélica, espiritismo, umbanda e budismo.A constituição Brasileira de 1988 no arit. 5º garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião.Este artigo diz que “ todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantido se ao brasileiro a aos estrangeiros residentes nos pais a inviabilidade do direito a vida, à liberdade à igualdade, à segurança e à propriedade nos termos seguinte:( ....) VI- É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurados os livres exercícios dos cultos e garantida na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”.Colocando o ponto de vista que a escola fornece a disciplina do ensino religioso, tem se pensamentos errados sobre esta disciplina, pelo fato de as pessoas concluírem que esta tem o objetivo de educar e disciplinar o aluno. Mas na verdade ela tem como objetivo, falar das origens e culturas que faz a diferença de uma religião para outra, fazendo assim as culturas entrelaçar quebrando o preconceito permitindo o respeito com o outro e a si. Tendo em vista esta diversidade na escola deve se debater estas diferenças religiosas, Para melhor formar o aluno com amplitude de horizontes fazendo assim que ele tem uma visão aberta ás diferenças sem preconceitos sempre respeitando o espaço do outro. Também podemos abordar um tema muito importante sobre religião que a cultura africana no ambiente escolar, quando os negros foram trazidos para o Brasil ,trouxeram na sua bagagem cultural , a sua religiosidade , uma religião dançante e vibrante que foi chamada de Candomblé.Infelizmente o período era de forte domínio cristão e esta forma dos negros cultuarem seus transcendentes era vista como culto demoníacos .

AS ETNIAS

Temos adquirido durante a nossa existência ,conhecimentos que enriquecem nossa cultura ,somos um povo miscigenado por diversas raças,vivendo em harmonia ,mas cada dia evoluímos um pouco mais , dando a importância necessária para manifestações culturais.Pensando na pluralidade existente,e na transformação de fundamentos ideológicos foi criado a lei nº 10.639/03 ,sancionada em 9 de Janeiro de 2003,que determina a inclusão de História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar do Ensino médio e fundamental na rede pública e particular de ensino,como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com