TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plâncton

Resenha: Plâncton. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  221 Visualizações

A prisão do advogado Luis Adriano Vargas Buchor, no final de fevereiro, por suspeita de envolvimento em um golpe milionário no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), deixou uma pergunta no ar.

Quem é este homem apontado pelo Ministério Público (MP) e pela Receita Estadual como mentor do maior rombo nos tributos estaduais nas últimas duas décadas? A fraude somaria R$ 75 milhões. Mas o valor a ser buscado pelo Estado, considerando os valores de multas a serem aplicadas a 30 empresas que teriam se beneficiado do esquema, alcançaria R$ 150 milhões.

Segundo denúncia do MP, corroborada por técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda, Buchor seria perito em falsificações. Teria uma capacidade incomum de fabricar papéis, forjando assinaturas e carimbos, se fazendo passar por juiz, procurador de Justiça, fiscal e superintendente da Receita Estadual. Tudo com o objetivo de desviar recursos do Tesouro que tanta falta fazem em serviços básicos como saúde, educação e segurança pública.

O advogado teria montado um esquema fraudulento, usando nomes e dados pessoais de familiares, de funcionários, de amigos e de conhecidos, usados como laranjas — parte deles coniventes. Buchor teria aberto bancos e empresas de fachada para ocultar um patrimônio — em nome de terceiros, mas com poderes para ele próprio administrá-los — milionário.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com