TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pneumonia

Trabalho Escolar: Pneumonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 5

Pneumonia

A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por diversos microrganismos, incluindo bactérias, microbactérias, fungos e vírus. A penumonite é um termo mais geral que descreve um processo inflamatório no tecido pulmonar, capaz de predispor ou de colocar o paciente em risco para a invasão microbiana. A pneumonia e a influenza constituem as causas mais comuns de morte por doenças infecciosas nos EUA. Juntas respondem por quase 60.000 mortes por ano e constitui a oitava causa principal de morte nos EUA (Minino, Heron, Murphy, et al.,2007).

Manifestações clínicas

A pneumonia varia nos seus sinais e sintomas, dependendo do tipo de agente etiológico e da presença da doença subjacente. Entretanto, não é possível diagnosticar uma forma específica de pneumonia (PAC, PAH, hospedeiro imunocomprometido ou por aspiração) baseando-se apenas nas manifestações clínicas. O paciente com pneumonia estreptocócica (pneumocócica) apresenta habitualmente um início súbito de calafrios, febre rapidamente crescente (38,5 a 40,5ºC) e dor torácica pleurítica que é agravada pela respiração profunda e pela tosse. O paciente está gravemente doente, com taquipneia pronunciada (25 a 45 irpm), acompanhada de outros sinais de angústia respiratóriarápido. O pulso é rápido e em salto e, em geral, aumenta em cerca de 10bpm para cada grau (Celsius) de elevação da temperatura. Uma bradicardia relativa (déficit de pulso temperatura, em que o pulso é mais lento que o esperado para determinada temperatura) pode sugerir infecção viral, infecção por micoplasma ou infecção por microrganismo do gênero Legionella.

Os sintomas predominantes podem consistir em cefaleia, febre baixa, dor pleurítica, mialgia, exantema e faringite. Depois de alguns dias, o indivíduo expectora um escarro mucoide ou mucopurulento. Na pneumonia grave, as bochechas ficam ruborizadas, e os lábios e os leitos ungueais demonstram cianose central (um sinal tardio de baixa oxigenação [hipoxemia])..

Os sinais e sintomas de pneumonia também podem depender da condição subjacente do paciente. São observados diferentes sinais em pacientes que apresentam condição como câncer, bem como naqueles que estão sendo submetida a tratamentos com agentes imunossupressores, que diminuem a resistência à infecção. Esses pacientes apresentam febre, estertores e achados físicos que indicam consolidação do tecido pulmonar, incluindo frêmito tátil (vibração vocal detectada a palpação), aumentando, macicez à percussão, sons respiratórios brônquicos, egofonia (quando auscultado, o “E” falado torna-se um “A” anasalado e alto) e pectorilóquia sussurrada (os sons sussurrados são facilmente auscultados através da parede torácica). Essas alterações ocorrem porque o som é mais bem transmitido através do tecido sólido ou denso (consolidação) do que através do tecido normal cheio de ar.

O escarro purulento ou as alterações discretas nos sintomas respiratórios podem constituir o único sinal de pneumonia em pacientes com POC. Pode ser difícil determinar se o aumento dos sintomas constitui uma exacerbação do processo mórbido subjacente ou um processo infeccioso adicional.

Diagnósticos de enfermagem

Com base nos dados do histórico, os principais diagnósticos de enfermagem podem incluir os seguintes:

• Eliminação traqueobrônquica ineficaz relacionada com as secreções traqueobrônquicas copiosas.

• Intolerância à atividade relacionada com o comprometimento da função respiratória.

• Risco de déficit de volume de líquido relacionado com febre e a frequência respiratória rápida.

• Nutrição alterada: aporte inferior às necessidades corporais.

• Déficit de conhecimento acerca do esquema de tratamento e medidas de saúde de prevenção.

Problemas interdependentes/ complicações potenciais

Com base nos dados do histórico, os problemas interdependentes ou as complicações potenciais que podem ocorrer incluem os seguintes:

• Persistência dos sintomas após o início da terapia.

• Choque.

• Insuficiência respiratória.

• Atelectasia.

• Derrame pleural.

• Confusão.

Prescrições de enfermagem

Melhora da permeabilidade das vias respiratórias

É importante remover as secreções, visto que as secreções retidas interferem na troca gasosa e podem retardar a recuperação. A enfermeira incentiva a hidratação, visto que a hidratação adequada amolece as secreções pulmonares e melhora a ventilação. A tosse pode ser iniciada seja voluntariamente ou por reflexo.

Depois de cada mudança de posição, a enfermeira incentiva o paciente a respirar profundamente e a tossir. Se o paciente estiver muito fraco para tossir de modo efetivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com