TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza No Brasil

Casos: Pobreza No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo apresenta algumas reflexões sobre o Programa Fome Zero, no contexto das políticas sociais brasileiras, sob a influência do ideário neoliberal. Traz um sumário do Programa e desenvolve uma análise de seu significado social e político em face da questão social brasileira, apresentar as principais polêmicas técnicas e políticas.

O texto propõe-se a examinar algumas ambigüidades que perpassam a política social brasileira, privilegiando a análise de um dos seus programas emblemáticos: o Programa Fome Zero, que emerge no país em um contexto de profundas transformações societárias e de alterações na proteção social destinada particularmente aos segmentos populacionais em situação de maior risco e vulnerabilidade social.

Atualmente, falar em pobreza significa adentrar a um universo de problemáticas que se excedem à carência de suprimentos mínimos para a sobrevivência, é preciso entender o indivíduo como um todo e não pela classe social que encontra-se classificado como pertencente. Embora a questão da pobreza no Brasil tenha ganhado centralidade no contexto governamental, as estratégias voltadas para seu enfrentamento tem se constituído em ações pontuais que não são capazes resolver essa problemática. Na atualidade, as intervenções do Estado brasileiro no enfrentamento à pobreza tem se dado a partir de programas de transferência de renda na tentativa de amenizar as conseqüências da mesma.

Dessa forma, embora a trajetória da pobreza apresente características peculiares em cada período da história do país, a predominância de situações de empobrecimento, precariedade e de exclusão social de vastos contingentes populacionais, o que mostra que a sociedade parece ter “criado um muro que se torna “intransponível” separando ricos e pobres, abastados e destituídos e o que é pior, sob a aparência de normalidade”.

O enfrentamento das condições da pobreza seria inviáveis. Mostrar, através de dados coletados através de pesquisas de instituições de peso como o IBGE, Bolsa Família, PENAD, IPEA e os programas de governo como o PETI, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Agente Jovem, auxilio Gás, que são programas que têm como base, o incentivo à erradicação da pobreza.

O Programa Bolsa Família, criado em 2003 pelo governo federal, é considerado um eixo estratégico para a integração de políticas e ações no enfrentamento da pobreza, no acesso à educação e no combate ao trabalho infantil. Evidenciam-se condições de pobreza e vulnerabilidade associadas a de necessidades objetivas e subjetivas, onde se somam dificuldades materiais, relacionais, culturais que interferem na reprodução social dos trabalhadores e de suas famílias.

As atribuições e competências dos profissionais de Serviço Social, sejam aquelas realizadas em qualquer espaço sócio ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser respeitados, tanto pelos profissionais, quanto pelas instituições empregadoras. O reconhecimento da Questão Social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais.

É importante a reprodução social da vida, desenvolvendo sua ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com