TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder E Politica

Dissertações: Poder E Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 9

PODER E POLITICA

a) Introdução ao Tema Poder

O poder tem sido como o pior dos palavrões. Para a maioria das pessoas, é mais fácil falar em dinheiro do que em poder, as pessoas que detêm o poder negam isso. Aquelas que o desejam tentam não demostrar o desejo, e as que conseguem obtê-lo não gostam de falar sobre como o conseguiram.

O poder é um processo natural em qualquer grupo ou organização. Nesse sentido, precisamos saber como ele é obtido e exercido para que possamos compreender o comportamento organizacional como um todo.

b) Comparando Liderança e Poder

O Poder diz respeito que a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A.

O poder pode existir mas não ser exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou um potencia.

Provavelmente o aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência maior o poder nesse relacionamento. A dependência por sua vez baseia-se no conjunto de alternativas percebidas por B e na importância que se da às alternativas controladas por A. Uma pessoa só pode ter controle sobre você se ela tiver algo que você deseja.

c) Uma Definição de Poder

O poder não requer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de uma dependência. A liderança, por outro lado, requer alguma congruência entre os objetivos de líder e os daqueles que são liderados. Uma segunda diferença se relaciona a direção em que a influencia é exercida. A liderança enfoca a influencia descendente do líder sobre o liderado. Outra diz respeito à ênfase dada pelas pesquisas, em sua maior parte, enfatiza a questão do estilo. Já a pesquisa sobre o poder se dedica a uma área mais ampla e focada as táticas de conquistas de submissão. Ela vai além do individuo, pois o poder também poder ser exercido por grupos, para controlar outros grupos de indivíduos.

d) As Bases do Poder

De onde emana o poder? O que dá a um individuo ou a um grupo a influencia sobre os outro? A resposta a essas questões é obtida através da divisão das bases ou fonte de poder em dois grupos genéricos – formal e pessoal –, cada qual subdividido em categorias mais especifica.

Poder Formal

O poder formal baseia-se na posição que o individuo ocupa dentro da organização. O poder foral pode emanar da capacidade de coagir ou recompensar, da autoridade formal ou do controle sobre as informações.

Poder Coercitivo

A base é dependente do medo. Ele emana da aplicação, ou da ameaça à aplicação, de sanções físicas como a imposição de dor, a frustação causada pelo impedimento de movimentação, ou controle, pela força, de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança.

O Poder da Recompensa

O oposto do poder coercitivo. Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque isso lhe trará algum beneficio. Portanto, aquele que pode distribuir recompensas consideradas valiosas pelos outros tem poder sobre eles. Essas recompensas podem ser financeiras ou não financeiras

Poder Legitimo

Nos grupos formais e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente esta em sua posição na estrutura. Ele representa o poder que uma pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização. O poder legítimo, contudo, é mais amplo que o poder de coerção e o de recompensa. Especificamente, ele inclui a aceitação da autoridade de um cargo pelos membros da organização.

O Poder da informação

O poder da informação emana do acesso e do controle sobre as informações. Nas organizações, as pessoas que detêm dados ou conhecimentos necessários para os outros podem fazer com que estes se tornem dependentes delas. De modo semelhante, uma área da empresa que possuem informações críticas para o desempenho da organização em determinado momento.

Poder Pessoal

Não é preciso ter uma posição formal na organização para deter o poder. A maioria dos engenheiros que desenvolve os chips da Intel, por exemplo, tem o poder, embora eles não tenham cargos de chefia nem poder formal. O que eles tem é poder pessoal – o poder que emana das características únicas de um individuo.

Poder do Talento

É a influência que se exerce como resultado da perícia, da habilidade especifica ou do conhecimento. Embora todo mundo concorde que os médicos são peritos, e por isso exercem poder – a maioria seguem seus conselhos sem discussão.

Poder de Referencia

Sua base é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis. Se eu admiro e me identifico com alguém, essa pessoa exerce poder sobre mim.

O poder de referencia emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele. De certo modo, é bem semelhante ao o carisma. Se você admira alguém a ponto de modelar seu comportamento e atitudes a partir dos deles, esse indivíduo tem poder de referencia sobre você.

Poder Carismático

O poder carismático é na verdade, uma extensão do poder de referencia que emana da personalidade e do estilo de uma pessoa. O líder carismático conquista seus seguidores porque consegue articular visão atraente, corre riscos pessoais demonstra sensibilidade pelo ambiente e pelas pessoas além de serem capazes de comportamentos considerados muitas organizações podem ter pessoas com essas qualidades que apesar de não ocuparem posições de liderança formal são capazes de exercer influencia sobre os outros devido a força destas características heroicas.

e) Dependência: A Chave do Poder

Vamos mostrar como a compreensão da dependência é crucial para nos aprofundarmos no entendimento do poder em si.

O postulado geral da dependência

Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A sobre B.

O que cr0ia a dependência?

A dependência aumenta quando o recurso controlado é importante, escasso e não substituível.

Importância se ninguém quiser oque você possui, não haverá criação de dependência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com