TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder das pontas

Tese: Poder das pontas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  453 Visualizações

Introdução

O objetivo desse experimento é de demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van der Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes.

Poder das pontas

Colocamos um prego em um dos lados do bastão e obeser

Vento elétrico

Colocamos o torniquete ligado à esfera do gerador;

Ligamos o gerador eletrostático e regulamos para velocidade de rotação média.

O torniquete começou a girar, gerando o vento elétrico. Isso aconteceu porque nas pontas eletrizadas do torniquete o ar se ioniza e os íons que possuem carga de mesmo sinal que as pontas que foram repelidas

CONCLUSÕES

Através desses experimentos, percebemos na prática, a importância do campo elétrico e seus efeitos. Foi possível entender melhor o que estudamos na teoria.

Pode-se perceber que alguns materiais facilmente adquirem cargas elétricas, consequentemente podem conduzir com mesma facilidade essa eletricidade. Como um exemplo da prática, temos o alumínio, metal, chamado condutor elétrico por possuir essas características.

Com o conhecimento teórico de Campo Elétrico obtido a principio, vislumbra-se pelos experimentos realizados sua ação prática que condiz com a ação teórica. O experimento foi muito satisfatório com aprendizado e como forma de se demonstrar como funciona o Gerador de Van de Graaff e colocar em prática a teoria para se entender melhor os fenômenos físicos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com