TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polarização induzida

Por:   •  7/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

Introdução        

Objectivos:        

Objectivos gerais:        

Objectivos específicos:        

Polarização        

Polarização Induzida (IP)        

Origem da polarização Induzida        

1-Polarização Metálica ou Eletrónica        

Modo de ocorrência        

Aplicações        

Vantagens        

2-Polarização de Membrana        

IP- Domínio do tempo        

IP-Domínio Frequência        

Método do potencial espontâneo        

Tipos de electrofiltração        

Aplicações SP        

Instrumentos de Medição        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

O presente trabalho que tem como tema Polarização Induzida (IP) ira abordar Conceitos gerais sobre: Polarização eletrónica, Polarização de membrana, IP domínio do tempo, IP domínio de frequência, Equipamento de medição e por fim Método do potencial espontâneo. É de referir que polarização é o alinhamento induzido ou permanente dos momentos de dipolo de moléculas ou átomos por efeito de um campo externo. A polarização induzida é um fenômeno físico elétrico, estimulado pela transmissão de uma corrente elétrica pulsante e periódica no subsolo, observada como uma resposta defasada de voltagem nos materiais terrestres (Sumner, 1976).

-A metodologia usa para elaboração do seguinte trabalho foi a internet e a pesquisa bibliográfica.

 

Objectivos:

Objectivos gerais:

  • Tem como objectivo fazer o estudo geral da Polarização Induzida (IP)

Objectivos específicos:

  • Caracterizar Polarização Induzida (IP) no que diz respeito a parte geofísica;
  • Falar da sua origem;
  • Caracterizar o Método do potencial espontâneo.

               

Polarização

Polarização é o alinhamento induzido ou permanente dos momentos de dipolo de moléculas ou átomos por efeito de um campo externo.

Polarização Induzida (IP)

É um fenômeno elétrico que ocorre no interior dos meios materiais, usando um método standard de quatro eléctrodos (dois para a injecção de corrente e dois para medir a tensão) em corrente contínua e se desligar-mos a corrente, o potencial entre os eléctrodos de potencial não se anula instantaneamente. O que se verifica é que após um decréscimo inicial elevado a voltagem decai gradualmente para zero.  

A polarização induzida é um fenômeno físico elétrico, estimulado pela transmissão de uma corrente elétrica pulsante e periódica no subsolo, observada como uma resposta defasada de voltagem nos materiais terrestres (Sumner, 1976).

A detecção e medida dessa resposta, conhecida na literatura geofísica como curva de relaxação ou transiente, indicará a presença de material polarizável no subsolo, constituindo-se, portanto, a base do método IP.

Teve sua origem por volta de 1920, quando o pesquisador Conrad Schlumberger, ao realizar trabalhos geofísicos com métodos geoelétricos próximos de jazimentos de sulfetos, observou que, quando a corrente eléctrica introduzida no subsolo era interrompida, o campo elétrico criado não desaparecia bruscamente, mas sim de uma maneira lenta (Orellana. 1974).

Polarização induzida é um método geofísico que baseia-se na medição das variações de voltagem em função do tempo ou frequência, denominados prospectivamente:

IP- Domínio do tempo e

IP – domínio da frequência.

A partir método de polarização induzida Borner et al (1996) ao fazer estudos hidrogeológicos procuraram estimar a permeabilidade hidráulica de um aquífero, citando que as propriedades eléctricas e hidráulicas de um material geológico são governadas pela geometria de espaço-poro e pela relação das microestruturas do espaço poroso.

Origem da polarização Induzida

 

A maioria dos autores concorda em distinguir duas origens possíveis para a polarização induzida:

1-Polarização Metálica ou Eletrónica

Este tipo de polarização, ocorre que na superfície limite de um corpo ou partícula metálica submetida a uma corrente eléctrica, tem-se uma passagem da condução iônica para a eletrónica, vice-versa. Isto resulta no facto de que em duas superfícies opostas do corpo sejam produzidas concentrações de íons, as quais não cederam suas cargas ao corpo, ou seja, não tomaram elétrons do corpo nem cederam.

Ao se cortar essa corrente, a distribuição dos íons se modifica e volta a seu estado inicial levando, para isto, um certo tempo, durante o qual existe uma polarização no corpo, atribuída aos seus efeitos observados.  O fenómeno IP é mais intenso quanto menor a condutividade eléctrica entre os grãos minerais.

[pic 1]

Fenómeno de Polarização metálica

Modo de ocorrência

Este fenômeno ocorre em rochas contendo:

 

  • Minerais metálicos disseminados ou
  • Minerais com capacidade de promover a troca iônica em contato com a solução eletrolítica preenchendo os poros.  

Aplicações

 Este fenómeno pode ser utilizado, na prática, na prospecção de minerais metálicos condutores, os quais nãos precisam apresentar uma boa continuidade eléctrica.

Vantagens

As mineralizações finamente disseminadas em uma rocha fornecem respostas muito intensas e isto constitui a grande vantagem da polarização induzida com relação aos outros métodos geoelétricos, tais como, eletrorresistividade e electromagnético.

2-Polarização de Membrana

Este fenómeno ocorre em rochas carentes de substâncias metálicas, isto é devido a uma diferença de mobilidade entre os ânions e cátions, produzida pela presença de minerais de argila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com