TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Tese: Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

Aos professores cabe a obrigação de “zelar pela aprendizagem dos alunos”. O que significa zelar? No dicionário Aurélio quer dizer: ter zelo por; ter zelo ou ciúmes de; tratar com zelo; administrar diligentemente; tomar conta de (alguém) com o maior cuidado e interesse; tratar com desvelo; velar. Não é preciso mais esclarecimento para que o docente perceba quão grande é sua responsabilidade nessa tarefa. No dia a dia cabe ao docente, em sua sala promover atividades que recuperem a aprendizagem dos alunos e, que os coloque em situação mais favorável para desenvolver-se. Essas atividades antigamente eram chamadas de “lição de casa” podem estabelecer a recuperação, mesmo em casa, fora do horário de aula, através dessas atividades.

Atividade 2

Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações da escola, num processo coletivo da prática reflexiva, seria um bom caminho para levar o aluno a refletir sobre essa realidade. Promovendo palestras e trabalhos coletivos de conscientização, apresentação de trabalhos e peças teatrais abordando a realidade e apontando medidas e soluções

Atividade 3

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina, sim, determina e, não sugere as obrigações dos docentes com a frase que inicia o Artigo 13 e os incisos a ele inseridos.

Diz o artigo da LDB que os docentes incumbir-se-ão, - encarregar-se-ão, terão a incumbência, terão a tarefa – de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Não é mais o caso de participar se quiser. Agora é obrigatório participar, até para poder reivindicar direitos. A participação assegura visibilidade no processo educacional. Ao participar das questões que aflige a educação e em particular sua escola o docente reafirma sua posição de cidadão e dá exemplo aos alunos de como participar. Lógico e claro que essa participação envolve responsabilidades e a democracia é isto, uma divisão de responsabilidades. Se a escola não vai bem, onde é que está o problema? Se há um aluno que não consegue aprender é porque a escola não cumpriu sua função com a sociedade.E por que isso aconteceu, onde está o problema? Talvez esteja num planejamento equivocado, desatualizado que já não responde às necessidades dos alunos. Talvez esteja faltando ou até sobrando algo, e só resolverá a questão com a participação dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com