TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Comercial

Artigos Científicos: Politica Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

2. POLÍTICA COMERCIAL

De acordo com Lopes e Gama, política comercial, também conhecida por política de comercio exterior, é o ato do Estado de governar com vistas à consecução e a salva-guarda de objetivos nacionais, no que concerne entre o Brasil e os demais países, onde ocorrem as trocas de bens e serviços internacionais.

Essas trocas de bens podem ser restritas pela união aduaneira, que e uma área de livre comércio, os países que a adotam na maioria das vezes querem que cresça sua eficiência econômica e que possam ter laços políticos e culturais entre eles.

Os mecanismos de apoio para auxiliar na política cambial de um país podem ocorrer principalmente nessas áreas:

 Administrativa: esta ligada aos procedimentos para efetuar uma importação, que dependem do tipo de operação e mercadoria.

 Fiscal ou Tributária: usam medidas para poder diferenciar as importações das exportações, por meio de tributos ou adoção de regimes aduaneiros especiais, fica responsável pelo despacho aduaneiro, onde são feito os pagamentos dos tributos e retirada às mercadorias.

 Financiamento: podem oferecer linhas de créditos, que facilitam e estimulam as exportações, onde ocorre maior giro de capital sendo ele em longo prazo, assim podem ter custos mais competitivos.

 Cambial ou Monetária: mantém equilibrado o valor da moeda, para que esta possa ser usada com segurança aos que fazem o comercio exterior, ou seja, sem muita oscilação entre os países envolvidos.

 Promoção: auxilia na busca de parceiros exportadores que possam oferecer um menor custo no mercado.

 Infraestrutura: oferece os meios físicos eficientes que possam ser utilizados com segurança.

 Logística: facilita os processos de comércio exterior, e favorece a integração dos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com