TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica De Crédito

Pesquisas Acadêmicas: Politica De Crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Política de Credito

Uma das características marcantes da sociedade de consumo em todos os tempos é a de que os consumidores em geral não tem capacidade financeira para adquirir a maior parte dos produtos e serviços oferecidos. Isso no século XX foi resolvido com a criação do sistema de oferta de créditos em massa, dos empréstimos pré-aprovados, dos financiamentos a longo prazo e, claro, dos cartões de crédito, a porta de entrada no paraíso das compras, que permite aquisição de produtos e serviços para o consumidor que não tem dinheiro algum.

A política de crédito é o instrumento mais apropriado para analisar o crédito ou capacidade de pagamento de seus clientes.

As políticas básicas de crédito e cobrança devem ser definidas de forma objetiva, a fim de servirem como instrumento orientador no processo de decisão gerencial.

Recomenda-se que todas as políticas sejam devidamente formalizadas.

É um conjunto de normas ou critérios que cada empresa utiliza para financiar ou emprestar recursos a seus clientes.

Uma política de crédito pode definir-se como um instrumento de gestão mediante o qual se determinam padrões de decisão para a resolução de problemas semelhantes.

A política de crédito visa equilibrar os objetivos de lucro com as necessidades do cliente. A meta é atingir um objetivo de lucro com ajuste de risco, e satisfazer os clientes, ao mesmo tempo em que se mantém um sólido portfólio de crédito.

A Alternação entre combinações de concessão de credito e cobrança define o resultado de uma organização. Preferencialmente esta deve ser de fácil aprendizagem, aplicação e que se mantenha.

Graças ao trabalho desta politica pode-se manter controlado o índice de inadimplência, apesar de não evitar que o fenômeno aconteça é possível ao menos reduzi-lo.

Periodicamente, é recomendável analisar a eficiência das policticas em vigor, em função do progresso da empresa e do alcance dos seus principais objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com