TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Em Nossos Dias

Artigos Científicos: Politica Em Nossos Dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

Primeiramente, precisamos saber o que é o mínimo e o que está além dele. O mínimo é o conhecimento que precisamos para viver. Isso inclui aquele necessário para desempenhar bem o trabalho, os estudos obrigatórios para se obter um diploma e conhecer as regras mínimas de convivência em sociedade (simplificando, seria a ética). Para além deste mínimo, temos conhecimentos em diversas áreas que podem ser cultivados: entretenimento, esportes, artes, tecnologia, política, religião, ciências, etc. No âmbito pessoal, não há área mais ou menos louvável. Se você gosta e se dedica às artes, ótimo. Mas no âmbito coletivo, podemos dizer que conhecer, por exemplo, sobre política seria essencial.

A política deveria ser prioridade, aliás. Platão já dizia que nenhum cidadão estaria realmente exercendo sua cidadania se não fizesse parte da política local. Mas a política traz consigo a necessidade de se conhecer outras áreas, como história, geografia e religião. Povos politizados tendem a conter a tirania de governos autoritários e promover melhorias em benefício geral da nação. E o contrário também é verdade. Mas para além do conhecimento sobre política, seria importante saber muito mais?

Por fim, saber, refletir seria bom? Bem, se você se contenta com aquela vidinha (sim, estou desprezando isso) pacata e previsível, se você é feliz com isso, eu diria que não seria bom. A verdade pode criar um vácuo de sentido nas coisas que poderia levar à constante depressão e tristeza em viver.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com