TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Caminho Para A ética, A ética No Dia A Dia, Politica Sem ética é Politicagem.

Artigos Científicos: O Novo Caminho Para A ética, A ética No Dia A Dia, Politica Sem ética é Politicagem.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Critico :

Textos: O novo caminho para a ética, A ética no dia a dia, Politica sem ética é politicagem.

A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade. A leitura de jornais e revistas, de significativa circulação, traz noticias que ilustram algumas situações éticas.

A ética, em sua complexidade, é o reflexo do comportamento humano, muito embora possa ser vista apenas como um estudo deste comportamento. Dentro do âmbito geral está a questão da liberdade, que faz pôr em prática a realização dos comportamentos humanos, sendo que este comportamento pode está ou não ligado por uma consciência moral, por princípios e valores aceitos.

Existe ética profissional, moral, política, social, por isso ela está ligada ao cotidiano, norteando questões, costumes, levantando discussões acerca de comportamento que podem ser aceitos ou não, certos ou errados. Neste caso, o comportamento socialmente aceito, dentro de normas e costumes sociais adequados para a maioria da sociedade, é considerado comportamento ético. Esses costumes devem estar associados a um estudo teórico das normas de comportamento de outras épocas, sobre o que era considerado ético dentro de determinados povos, levando em consideração seus ideais, normas, valores.

A ética teve um grande progresso quando a religião passou a ser um fator considerável para a humanidade, pois agora não bastava agir somente de acordo com a natureza, mas sim de acordo com a vontade do Deus pessoal, conhecendo a vontade deste Deus. O que é fundamental neste caso, é o amor de Deus, que nos amou primeiro, por isso nas relações humanas o amor deve prevalecer. Foi nesse sentido que religião serviu para levantar questões como a do relacionamento entre natureza e liberdade, da fraternidade universal confrontada com aquela solidariedade limitada.

Dentro do pensamento moderno, as decisões tomadas pelo indivíduo, embora sejam de caráter subjetivo, adequam-se a atitudes que deveriam ser válidas e vigentes para todos os indivíduos conscientes, racionais e livres, o que seria uma forma de educar da melhor forma suas decisões. Talvez a grande questão que envolve a ética diz respeito à moralidade, a consciência moral, de como agir, do que buscar. Muitos são os caminhos. Escolher viver de acordo com a natureza cósmica, viver de acordo com o espírito, uma vida de amor, e fraternidade ou de acordo com uma vida baseada na prática do bem?

Nos dias de hoje, o problema que norteia à ética está intimamente ligado à família, à sociedade civil e ao Estado. No âmbito familiar, a questão a ser discutida é a ética do amor, o compromisso do matrimônio, dos relacionamentos heterossexuais e as questões das preferências sexuais. O relacionamento de pais e filhos em meio a presença dos meios de comunicação e da escola traz a discussão dos direitos e deveres de cada um dentro dos parâmetros das novas doutrinas tradicionais éticas. Além disso, a luta pela libertação da mulher ou de outros grupos oprimidos é uma exigência ética das mais atuais e urgentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com