TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare a história do reinado de Davi com a história política do nosso país. O que você pode aplicar para os nossos dias?

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

Compare a história do reinado de Davi com a história política do nosso país. O que você pode aplicar para os nossos dias?

Assim como em várias outras épocas da história da humanidade, vivemos uma fase em que se discute muito a eficiência de governantes, as melhores políticas para se tirar um país de uma crise, ou até mesmo qual seria a melhor forma de governo para uma nação. Podemos por exemplo fazer uma comparação entre um dos reinados mais sábios e vitoriosos da história, como foi o de Davi, e o que vigorou em nosso país.

Podemos analisar o reinado de Davi a partir das qualidades unificadoras e pela forma como eram elegidos os sucessores. Davi foi o maior dos rei de Israel, foi ungido por Deus mas só doze anos depois teve posse que não foi pacífica, pelo contrário, a coisa foi feia mesmo, com direito até a divisão de Israel. Como tudo em política é complicado, com jogo de interesses, bajuladores por todos os lados e a sensação de que tudo fica igual, não importa o quanto o povo queira mudanças. Com Davi foi parecido, ele teve de lutar muito para assumir um reino para o qual foi escolhido por Deus. Mas ele não estava sozinho. Havia nele a fé de que Deus o havia escolhido e a certeza de a luta por Israel era a luta de seu povo. O reino passava por ameaças e diversas dificuldades. É neste contexto que ganha destaque a figura de Davi

É interessante o quanto o reinado de Davi teve precedentes parecidos com o de um país como o Brasil antes da independência. O reino de Israel e suas tribos tinham dificuldades econômicas como a “revolução da boiada!” (1 Sam.11,5; Pr 14,4), a crescente desigualdade social, falta de um governo central que enfraquecia o povo junto aos inimigos e a desigualdade crescente. Depois da morte de Saul, Davi governou a tribo de Judá, enquanto o filho de Saul, Isboset, governou o resto de Israel. Com a morte de Isboset, Davi e aparece como um jovem valente e corajoso, capaz de aglutinar o povo ao seu redor. Politicamente ele reorganizou as tribos, Começou a levantar impostos, recrutou militares, conquistou Jerusalém, conquistou quase todos os territórios circunvizinhos. Militarmente ele constituiu dois exércitos fortes, derrotou definitivamente os filisteus, conquistou a Planície da palestina. Socialmente não cobrou tributos diretos das tribos, iniciou o comércio internacional, Procurou beneficiar o povo com os impostos arrecadados, deixou ampla autonomia as assembleias locais das tribos. Seu reinado marcou uma mudança na realidade do povo hebreu: de uma confederação de tribos, transformou-se em uma nação solidamente estabelecida. Expandiu os territórios sobre os quais governou e trouxe prosperidade a Israel. Seus últimos anos foram abalados por rebeliões lideradas por seus filhos e rivalidades familiares na corte. 

De forma análoga, a história política brasileira foi um marco de mudanças. Num período em que ocorriam várias ameaças ao reino, ameaças externas com invasões e tomadas de territórios. A guerra da independência do Brasil teve obstáculos parecidos e propagou-se pelas regiões norte, nordeste e ao sul sendo a independência reconhecida pela colônia apenas 3 anos depois, no tratado do Rio de Janeiro. Em algumas províncias do Norte e Nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de D. Pedro I. assim como ocorreu com Davi, diversas vezes confrontado por Saul, dentre outros. Nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas. Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia ocorreram conflitos armados entre tropas locais e oficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com