TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Em Saude

Trabalho Escolar: Politica Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 4

A estrutura através de pirâmides hierárquicas denota muita rigidez e concentração do poder em alguns poucos executivos . Isso leva a empresa a perder agilidade e competitividade diante da concorrência. O Downsizine consiste na redução de níveis hierárquicos de uma organização para manter o essencial e a aproximação da base em relação a direção. É acompanhado de uma descentralização do processo de tomada de decisões para os níveis inferiores da pirâmide hierárquica da organização.

O organograma é uma forma visual de representação da estrutura organizacional , mostra as funções, departamentos e os cargos da organização(empresa), especificando também como eles se relacionam. O organograma é muito útil na comunicação da estrutura organizacional , mas não consegue representá-la totalmente, pois não fica evidente a estrutura informal.

A estrutura informal refere-se aos aspectos da organização que não foram planejados formalmente, mas que emergem espontânea e naturalmente de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. A organização informal decorre da interação das pessoas e dos seus relacionamentos . Os grupos informais não aparecem no organograma, mas dependem de amizades e identificação, estabelecendo relações pessoais fora do trabalho. Os grupos informais surgem espontaneamente graças as relações de interação entre as pessoas , ocorrem naturalmente no ambiente de trabalho em resposta a necessidade de contato social.

A abordagem na estrutura informal está nas pessoas e em suas relações , enquanto a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.

O conhecimento sobre os processos de interação do grupo pode ajudar a potencializar as vantagens da ação dos grupos e a reduzir os seus inconvenientes. A crescente utilização do trabalho em equipe por parte das organizações e a necessidade de assegurar o seu sucesso justificam o cuidado na criação de equipes.

Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem , propicia que relações informais existem no mesmo meio das relações formais. O conjunto de relacionamento entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. Cada executivo deve saber quem é o líder informal de seus subordinados e trabalhar com essa pessoa , a fim de assegurar que essa liderança esteja acompanhando os objetivos da empresa em vez de antagonizá-los.

A estrutura informal, possui suas vantagens e desvantagens. As vantagens é que proporciona maior rapidez no processo decisório ,reduz distorções existentes na estrutura formal ,complementa a estrutura formal , reduz a carga de comunicação dos chefes e motiva e integra as pessoas da empresa. As desvantagens é que provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias , dificuldade de controle e possibilidade de atrito entre as pessoas.

É importante que os objetivos e interesses dos grupos informais estejam integrados com os da empresa. O ideal é haver perfeita interação da estrutura formal com a informal.

A estrutura informal será bem utilizada quando os objetivos da empresa forem idênticos aos objetivos dos indivíduos , e quando existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com