TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas

Tese: Politicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICAS

Políticas – Políticas são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões pelo executivo (isto para qualquer nível dentro da empresa). Diretrizes representam o conjunto estruturado e interativo, das grandes orientações das empresas, ou seja, objetivos, estratégias e políticas.

          Dentro desse princípio, as políticas procuram refletir e interpretar os objetivos, desafios e metas, com como estabelecem limites ao planejamento estratégico desenvolvido. Com base a esse princípio através de uma política empresarial bem planejada, tem como objetivo mostrar às pessoas o que elas podem ou não fazer para contribuir para o alcance dos almejados resultados da empresa. Tornado um guia útil para explicar estratégias e estabelecer direção aos profissionais das empresas, quanto mais concreta e definitiva a política de uma empresa mais útil poderá ser para a adequada a administração das empresas.

          As políticas não devem ser só bem elaboradas, estruturadas, mas também flexíveis, pois regras e políticas são pra ser cumpridas e também respeitadas, pois para um bom sucesso empresarial cabe o administrador saber quando cumprir ou descumprir.

Observações:

1) São geradas pelas áreas funcionais da empresa, mas não são consideradas “políticas funcionais”

2) Estabelecem as bases sobre como os objetivos, desafios e metas serão alcançados e mostram às pessoas o que podem ou não fazer para contribuir nesse processo

Diretrizes – Representam o conjunto estruturado e interativo dos objetivos, estratégias e políticas da empresa.

Quanto às suas fontes de conceituação

Políticas estabelecidas – Decorrem dos objetivos, desafios e metas e são estabelecidas pela alta administração (questões estratégicas ou táticas)

Políticas solicitadas – Resultam das solicitações dos subordinados à alta administração para proceder em certas situações (questões operacionais)

Políticas impostas – provenientes de fatores do ambiente: governo, sistema financeiro, sindicatos etc.

Quanto às formas de divulgação

Explícitas – Estão escritas ou orais quanto às informações para a tomada de decisões

Implícitas – Não tem formalização (escrita ou falada)

Políticas Gerais – Princípios ou leis gerais com base na filosofia básica de atuação da empresa

Políticas Gerais – Princípios ou leis gerais com base na filosofia básica de atuação da empresa

Políticas gerais de negócios – Princípios e práticas voltadas para os propósitos da empresa

Políticas gerais de direção – Princípios e critérios essenciais do processo decisório, do estabelecimento de objetivos e estratégias, dos compromissos e do sistema de controle e avaliação das Unidades.

Políticas gerais de gestão – correspondem ao delineamento de um estilo administrativo da empresa, abrangendo todos os aspectos dela.

Políticas Específicas – Representam os princípios e leis que devem ser respeitados por uma área específica da empresa.

OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Planejamento Estratégico Conceitos Metodologias Práticas. 22a. Ed., Atlas, São Paulo, 2005.

OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Planejamento Estratégico Conceitos Metodologias Práticas. 22a. Ed., Atlas, São Paulo, 2005.

ZIEGLER, R.J.Policy formulation and its relevance to the understanding of business enterprese.In: MUCKLER, R.J.Readings in business planning and policy formulation. Apud in: OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Op. Cit.

O conceito de política, de modo geral é programar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com