TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas De Lazer

Casos: Politicas Publicas De Lazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Politicas Publicas de lazer

As Políticas públicas de lazer tratam-se, pois, de compreender o lazer como uma demanda social de primeira necessidade. Significa compreender o lazer realmente como um direito social, que deve ser alvo de atendimento por parte do Estado com o intuito de garantir o bem-estar das populações, pois como bem lembra Milton Santos (Apud Pellegrin, 1996:32), “quem não pode pagar pelo estádio, pela piscina, pela montanha, e o ar puro, pelo água, fica excluído do gozo desses bens que deveriam ser públicos porque essenciais”.

A importância

Enquanto direito social, a prática desportiva não formal é direito de cada um, e dever do Estado no concernente ao seu fomento. No entanto, a dinâmica do sistema desportivo apresenta enorme complexidade, visto que o esporte está cada vez mais envolvido na dinâmica social, econômica e política. E, por carecer de uma ideia e sentido claros, está imerso em um jogo político entre poder público e privado.

Ao elaborar políticas públicas para um município, a autoridade encarregada precisaria possuir um mapeamento de todos os espaços físicos públicos e não públicos (empresas, escolas, clubes etc.) e, inclusive, através de pesquisa, verificar qual dos seis conteúdos culturais de lazer (SATFIM) é o priorizado pelo povo? Quais os conteúdos que são pouco desenvolvidos? Quais os espaços físicos que ainda o município não possui para atender ao solicitado? Quais os espaços intensamente ocupados? Quais os espaços ociosos? Por que são ociosos? É preciso saber se o povo tem acesso fácil e barato aos espaços de lazer (distância). Como a população ocupa seu tempo livre? Em casa, fora da casa, na vizinhança, no clube, no parque municipal ou em viagens?

As autoridades e a população devem se dar conta de que, se temos mais tempo livre na atualidade, em relação ao passado, esse tempo deve corresponder, também, a um espaço disponível. Todos esses dados conhecidos irão dar maior possibilidade de estabelecer um rumo mais adequado ao encaminhamento para um planejamento de uma política pública que deverá traçar seus princípios, prioridades e estratégias, o que culminará na elaboração de um plano municipal de lazer e esse na realização de programas. Um desses poderá ser o programa de infraestrutura de lazer, (espaços, instalações e equipamentos), mas principalmente nestes espaços é que irá nascer a animação cultural, pois sem ela o espaço é morto e sem significado.

A importância do lazer como um elemento de desenvolvimento das pessoas e da sociedade, precisa ter como filosofia a promoção sustentável dos espaços e de seu uso, assim o fator ambiente deve ser uma preocupação permanente de qualquer política pública e sinaliza desde logo que o lazer seja visto como uma atividade interdisciplinar, pois necessita se articular com muitas outras disciplinas para se concretizar plenamente.

Vale destacar ainda, que segundo Santini (1993), a sociedade atual precisa observar e analisar a problemática espacial do lazer. O homem está se limitando a um espaço mínimo para a sua sobrevivência e isso pode afetar sua qualidade de vida. Com o aumento da população e a concentração urbana exagerada, as áreas verdes e os espaços de lazer são cada vez mais raros. Daí a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com