TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Públicas

Trabalho Universitário: Politicas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  1.919 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS

PÓLO MARCELINO VIEIRA

Bacharelado em Administração Pública

Modalidade a Distância

Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade

Professor: HIRONOBU SANO

Atividade Semanal n. 1

ALUNOS:

01 – Alex Carneiro de Oliveira – Matrícula: 2010009754

02 – Antônio Cláudio Alexandre de Oliveira – Matrícula: 20100

03 – Antônio Régis de Souza – Matrícula: 2010009460

04 – Francisco de Sales Andrade – Matrícula: 2010009568

05 – Francisco Ricardo do Nascimento – Matrícula: 201000____

Marcelino Vieira, agosto/2013.

ATIVIDADES DA UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

1. Relacione sociedade, regras e instituições.

Sociedade pode ser considerado como o espaço de convivência de indivíduos, onde os mesmos interagem entre si , respeitando princípios comuns, voluntária ou involuntariamente. Esses princípios comuns adotados pelos indivíduos componentes da sociedade como reguladores das relações (relações sociais) são as denominadas regras sociais (direitos e deveres), que são necessárias para convivência pacífica dos integrantes da sociedade. E os subconjuntos da sociedade que adotam regras específicas, permanentes ou não, que os diferenciam de outros subconjuntos sociais, formam as instituições sociais. Assim, sociedade, regras e instituições têm uma relação de interdependência, pois uma não existe sem a outra.

2. Como podemos definir os grupos ou agregados sociais?

Os grupos são formados por indivíduos que visam um bem comum. Os participantes dos grupos ou agregados sociais nem sempre pertencem à mesma religião ou posição politica, etnia ou raça. Esses indivíduos veem a necessidade de se juntar por uma motivação maior para todos, temporária ou não, às vezes juntando-se a outros grupos, como por exemplo, no Brasil por ser um país democrata, atualmente, abriram-se oportunidades para que os cidadãos se unissem e fossem às ruas para lutar pela concretização de direitos.

3. De que forma podemos relacionar política e poder?

A politica pode ser entendida como uma subteia da sociedade, que influencia direta ou indiretamente a vida de todas as pessoas, gerando poder de umas pessoas sobre as outras, que se designa através de cargos, onde muitas vezes os indivíduos ocupantes desses cargos utilizam o poder apenas para que realizarem suas vontades e não a vontade da sociedade da qual é representante.

4. O que é Estado Moderno?

É o Estado que vivenciamos hoje, mas afirmou-se no período compreendido do século XVI ao XIX, com as mudanças sociais que deram origem Capitalismo ocidental, pricipalmente com a evolução do pensamento, e a não aceitação dos moldeis impostos pelo estado na época, tendo seus fundamentos, de acordo com o nosso livro texto, lançados na Paz de Westfália (conjunto de tratados, que no início do século XVII, pôs fim a várias guerras da Europa Central. O estado moderno foi marcado pelo regionalismo politico e a influencia da igreja. Segundo Max Weber o Estado tem como característica o poder do monopólio do exercício legítimo da violência.

5. Quais são as características do pensamento liberal?

O pensamento liberal funda-se no Jusnaturalismo, que era baseado na seguinte ideia: o homem é um ser naturalmente livre e precisa ter a sua liberdade protegida pelo Estado e pelo Direito. Assim,todos os indivíduos são iguais por natureza e igualmente portadores de direitos naturais, dos quais eles não podem, sob nenhuma hipótese, abdicar: os direitos à liberdade e à propriedade. Ou seja, as principais características do pensamento liberal são: Estado mínimo e Liberdade individual.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com