TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Da Agua

Artigos Científicos: Poluição Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  7.687 Palavras (31 Páginas)  •  2.182 Visualizações

Página 1 de 31

Introdução

Água

Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

Planeta Terra

A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

Ciclo Natural da Água

Diante de toda precisão desse processo dinâmico, fica evidente que caso haja um desmembramento ou interrompi mento, uma incalculável mudança ocorrerá, comprometendo a configuração das paisagens e colocando em risco diversos tipos de vida no planeta. Um exemplo claro de desequilíbrio ligado ao ciclo natural das águas é o fenômeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, conseqüentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.

Água Líquida Vital

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo são compostos por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80; entre 20 e 40 anos esse teor de água

No corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. No próprio corpo humano, os teores de água variam. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água.

Menos da metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de ingestão de líquidos; uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%).

Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável são destinadas para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.

A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Causa da poluição das águas do planeta ocorre principalmente por esgoto doméstico, poluição industrial e insumos agrícolas. Como conseqüência a deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos.

Em função destes problemas, o governo preocupado tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrânea). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado. Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro

É interessante saber como e porque isso vem ocorrendo, e tomar medidas para a prevenção. Mas primeiro vamos saber o que seria uma água potável, ou seja, própria para o consumo. Para ser considerada potável, a água tem que atender a determinados requisitos quanto a sua natureza física, química e biológica.

Requisitos físicos: Não possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor). A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e o pior, no sabor da água. Mas o que provoca essas alterações nos aspectos físicos da água?

A decomposição da matéria orgânica lançada nos rios, isto é, animais ou plantas apodrecidas podem alterar o cheiro da água. E mais: o esgoto, óleo queimado, produtos de limpeza (detergentes), etc. Quando a água apresentar aspecto leitoso em sua cor, ou cor escura acinzentada, corre o risco de conter restos industriais. Essa coloração na água é chamada de turvação ou turbidez.

Requisitos químicos: sob o ponto de vista químico, alterações na portabilidade da água podem ocorrer devido à presença de tóxicos como chumbo, cádmio, arsênico, e metais pesados como o mercúrio. Podem ocorrer excessos ou ausências de cálcio e magnésio.

Requisitos biológicos: a água para ser considerada biologicamente potável, não pode conter organismos patogênicos que são os causadores de doenças.

A poluição industrial

Chaminés de fábricas lançando os seus poluentes para a atmosfera.

A indústria constitui, sem dúvida, o sector de atividade mais poluidor da água. Nos circuitos de produção, a água é utilizada como dissolvente ou reagente químico, na lavagem (com adição de detergentes), na tinturaria e no arrefecimento, acabando forçosamente por se poluir, e de freqüentemente, tal maneira que se torna imprópria para quaisquer usos. Com elevadas cargas orgânicas, químicas e substancias tóxica e, por isso extremamente venenosa, essa água é lançada, direta ou indiretamente, nos rios, ribeiras, lagos e albufeiras, onde provoca graves desequilíbrios ecológicos, com a morte de muitas espécies aquáticas e anfíbias. Por outro lado, infiltrando-se no solo, vai envenenar as águas subterrâneas, cujas conseqüências para a saúde pública são fáceis de adivinhar. Saliente-se ainda que se a poluição de um rio ou ribeira pode ser combatida eficazmente em alguns anos, as toalhas subterrâneas, que se renovam muito lentamente, podem manter-se contaminadas durante dezenas ou mesmo centenas de anos.

A Poluição industrial - um problema da sociedade moderna.

Nos países industrializados, como os Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com