TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição de partículas

Tese: Poluição de partículas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 16

Contaminação por partículas, pode penetrar num sistema de fluido hidráulico através de diversas vias. Na apresentação seguinte são mostrados os principais agentes causadores de contaminação:(Ver Fig.1)

Algumas destas fontes de contaminação podem ser eliminadas muito facilmente e com poucos custos.

No Gerenciamento de Contaminação vale o seguinte lema

O que eu não introduzo num sistema, também não preciso extrair.

Como evitar a penetração de sujeira na fabricação e montagem de sistemas hidráulicos

Em diversos passos de processamento na produção e montagem de sistemas hidráulicos ou seus componentes, a penetração de sujeira pode ser economicamente evitada:

Armazenamento e Logística

Na estocagem e no transporte dos componentes e sistemas é preciso observar para que estes estejam fechados ou bem empacotados. Mesmo as embalagens de estocagem e de transporte devem corresponder ao estado de limpeza dos diferentes componentes.

Montagem dos sistemas ou sistemas parciais

A montagem destes sistemas deve ser efetuada em conformidade às exigências de sistema. Isto significa que, dado o caso, a área de montagem e área da produção mecânica (usinagem), devem ser separados em ambientes diferentes para evitar uma propagação da contaminação. Os lugares de montagem devem ser sempre mantidos limpos definidos e os funcionários destas áreas devem usar eventualmente roupa que não larga fiapos. Dispositivos de montagem devem ser limpos de modo adequado para também aqui evitar uma penetração de sujeira.

Sensibilização dos funcionários

Para atingir o objetivo “Limpeza definida de componentes respectivamente de sistemas”, é muito importante integrar neste processo todos os funcionários envolvidos e em todos os níveis hierárquicos. Na riqueza de ideias e na experiência dos funcionários – principalmente dos funcionários na linha de montagem e da produção – se acham escondidos muitas vezes bons potenciais de racionamento e de economia. As experiências mostraram que, quando os funcionários se identificam com o posicionamento das tarefas, a colocação em prática efetua-se mais facilmente e com maior rapidez.

Ambiente – Limpeza do ar

Em alguns casos será necessário instalar uma área de ambiente limpo para a montagem final de sistemas muito sensíveis à sujeira, p. ex. sistemas de combustíveis, freios, amortecedores etc. Cada caso em particular é preciso verificar a que ponto isto será necessário. Em muitos casos será o suficiente executar as outras medidas aqui descritas.

Remoção da contaminação por partículas de sistemas hidráulicos (conhecimentos adquiridos na prática) e de componentes funcionais

Via de regra a remoção da contaminação por partículas de um sistema hidráulico é efetuada mediante filtração. Dependendo da quantidade de sujeira que incide, existem diferentes tipos de filtros que podem ser empregados.

Havendo grandes quantidades de sujeira (p. ex máquinas de lavar, máquinas operatrizes) empregam-se filtros de banda ou filtros de saco. Estes filtros têm a incumbência de remover a massa do ensujamento (muitas vezes em kg) do sistema. Além disso, estes tipos filtro também são utilizados como pré-filtros.

Geralmente estes filtros grosseiros cumprem bem sua função de “retirar bastante sujeira do sistema”. Se porém é preciso assegurar sempre uma constante alta limpeza definida do fluido de sistema, deverá ter sequência uma filtração fina adicional.

Enquanto que a filtração fina assegura a qualidade, a filtração grosseira tem a função de dominar a quantidade da sujeira.

Instalação de limpeza

Componentes individuais são livrados de sujeira aderente (partículas, restos de fluido de usinagem ou de conservação, etc) em instalações de limpeza. A limpeza pode ser efetuada por meio de diversos processos mecânicos (p. ex. esguicho, banho, ultra-som) com aplicação de diferentes fluidos de limpeza (aquosos ou com ajuda de solventes orgânicos). A temperatura e a duração da limpeza exercem ainda adicional uma influência decisiva sobre a eficácia da limpeza. Estes fatores devem estar ajustados uns aos outros de forma otimizada para atingir um bom efeito de limpeza num espaço de tempo econômico. (Ver Fig. 2)

Diversas investigações de processos de lavagem têm demonstrado, que alguns desses processos, na maioria de custos elevados, não fazem jus a este nome. Há vozes que designam alguns processos de lavagem como sendo “processos distribuidores de partículas”. Esta “propriedade” foi encontrada na investigação em componentes retirados respectivamente antes e depois do processo de lavagem.

Exemplo: Lavagem de tubulação depois de dobrar.

Fig. 3 - Fotografia de microscópio

da membrana de análise

O tubo foi cortado e lavado

Fig. 4 - Fotografia de microscópio

da membrana de análise

Depois de serrar e dobrar o tubo é dobrado e enxaguado.

Num caso deste tem-se duas possibilidades de reagir:

1º Desativar o processo de lavagem, se a limpeza dos componentes é pior depois de lavar do que antes.

Vantagem:

Economia de custos a curto prazo.

Na maioria dos casos a alternativa mais razoável seria:

2º Otimização do processo.

Na otimização dos processos de lavagem é preciso observar os seguintes pontos:

Limpeza/pureza do fluido de lavagem, de enxaguar e de conservação

Pontos de vista mecânicos (p. ex. bicos de esguicho entupidos)

Aptidão do processo de lavagem para os componentes a serem lavados

Filtração do fluido de lavagem e de enxaguar

Na compra de instalações de lavagem também pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com