TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política, Corrupção E Ética

Dissertações: Política, Corrupção E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Política

Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.

Sua definição tem relatos desde filósofos como por exemplo Aristóteles determinava a política como inseparável da Ética, definindo o homem como “animal político” e que só é capaz de viver em sociedade.

Para Platão política é a ciência do governo dos homens que propicia legislar e reformular leis.

O Brasil é uma república federativa, governada pela Constituição de 1988. Defendida como um Estado democrático e de direito, que reconhece a soberania popular e a submissão do administrador.

Temos também a ação da Politicagem que é a política reles e mesquinha de interesse pessoais que é a ação da corrupção.

Concluímos então que a Ciência é a política do conhecimento do Estado, ou em termos de poder defendido pelo filósofo Max Weber, como sistemas políticos como partidarismo que abrangem a tomada de decisão e comportamentos.

Ética

A crise política sem fim sugere reflexões sobre o problema da ética na política.

Nenhuma profissão é mais nobre do que a política se ela for exercida por pessoas que assumam responsabilidades só compatíveis com grandes qualidades morais e de competência.

A Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana sob o ponto de vista do bem e do mal em uma determinada sociedade. A ética na política não pode ser diferente da ética na vida pessoal. Além de não matar ou não roubar, cada indivíduo deve desempenhar a capacidade de defender o bem comum e o bem estar de toda a sociedade. Exerce assim, o que se convencionou chamar a "ética da responsabilidade": a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões.

Ética na política brasileira: um grito de indignação. Indignação é um sentimento de ira, ódio ou raiva desencadeado por uma ação indigna. É o sentimento que se apossa crescentemente no coração dos brasileiros ao verem notícias sobre os níveis intoleráveis a que chegou a falta de ética e a corrupção em nossa política. Vemos nossos eleitos legislarem em causa própria, aumentando os próprios salários e benefícios, enquanto discutem dias e meses para aumentar irrisoriamente o salário mínimo. Os aumentos de ganhos salariais vêm por sua vez acompanhados de atos de nepotismo intoleráveis. A indignação, embora não esteja incluída nos moldes das virtudes clássicas, não deixa de ter seu elemento de virtude, pois uma escala de valores é agredida; princípios são pisoteados e os que deviam ser os guardiões da justiça e do direito são os primeiros a agir contra tudo isso.

Como a ética estuda os juízos de apreciação referentes à conduta humana, ela é o estudo dos valores que regem a conduta humana subjetiva e social, é o parâmetro que temos para julgar as ações que beneficiam ou prejudicam a vida humana em uma sociedade.

Alguns diferenciam ética da moral: ética é princípio, é permanente, é universal, é regra e teoria, enquanto a moral diz respeito a aspectos de condutas específicas, é temporal, é cultural, é conduta de regra e é prática, mas, na prática, ética e moral são sinônimos.

Corrupção

Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.

É tirar vantagem do poder atribuído. "Corrupção" vem do latim corruptus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com