TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Da Informação

Dissertações: Políticas Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

No conteúdo a seguir, trataremos de um assunto que somente nos dias atuais está recebendo a merecida atenção, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Esse fator é de extrema importância para o sucesso da organização, onde deste modo, os funcionários sintam-se dispostos, motivados e satisfeitos a atender as necessidades da empresa ou até mesmo, em superá-las. Atualmente, com a globalização, as empresas precisam alcançar altos níveis de produtividade, sendo pressionadas pelas concorrências, que se tornam cada vez mais acirradas. Nesse meio, cada vez mais estressante, a Qualidade de Vida no Trabalho é fundamental. Os funcionários precisam de um ambiente de trabalho saudável e uma boa relação em equipe, para que assim sintam-se bem em alcançar todas as necessidades que o mercado exige.

Palavras-chave: Qualidade; Motivação; Satisfação; Pessoas.

1 INTRODUÇÃO

Fizemos do ambiente de trabalho um local frustrante e infeliz. É preciso encontrar formas de participar das decisões ou de empregar plenamente os nossos talentos. Um ambiente de trabalho saudável não depende exclusivamente dos que nos cercam, mas também depende de nós. Se consideramos o nosso trabalho um martírio, dificilmente conseguiremos qualidade de vida no trabalho.

Cada vez mais vem se falando em satisfação, motivação e qualidade de vida no trabalho. Esses fatores são fundamentais para considerar-se o ambiente de trabalho agradável para o dia-a-dia, afinal, o trabalho é o local onde passamos a maior parte de nossas vidas.

Um trabalhador valorizado é um trabalhador feliz. Precisa-se esquecer dos antigos conceitos que definem um trabalhador como um robô, sem sentimentos e sem necessidades. Cada vez mais precisa-se compreender melhor o que leva as pessoas a se desenvolverem, aprenderem e gostarem do trabalho. As empresas precisam entender que cada indivíduo é único e inestimável.

Na pesquisa apresentada a seguir, entenderemos a fundo quão importante a Qualidade de Vida no Trabalho é. Enxergaremos as vantagens de termos qualidade de vida em nosso local de trabalho, entenderemos quais os elementos chaves para que essa condição possa acontecer e também veremos que ainda existem barreiras para as mudanças que levam a uma melhor condição no trabalho e quais são essas barreiras.

2 A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A expressão qualidade de vida no trabalho (QVT) só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (Ucla, Los Angeles), ampliando o seu trabalho sobre o projeto de delineamento de cargos. Então, na década de 70, surge um movimento pela QVT, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrados nos colaboradores através de práticas gerenciais capazes de reduzir conflitos.

O movimento da QVT foi motivado pelas lutas de trabalhadores e estudantes contra alguns modelos de organização do trabalho que aconteceram na década de 50. Segundo Rodrigues (1994), a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência, com outros títulos e em outros contextos, mas sempre voltada para a satisfação e o bem-estar do trabalhador na execução de suas tarefas.

Feigenbaum (1994) entende que a QVT é baseada no princípio de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os colaboradores se encontram, intrinsecamente, envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações. Já para França (1997), a qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho.

De fato, a QVT ocorre no momento que as empresas tomam consciência que os colaboradores são parte fundamental da organização. Vendo, assim, as pessoas como um todo. Segundo Campos (1992), um dos mais importantes conceitos dos programas de qualidade está na premissa de que, somente se melhora o que se pode medir e, portanto, é preciso medir para melhorar, sendo, assim, necessário avaliar de forma sistemática a satisfação dos profissionais da empresa e, nesse sentido, o processo do autoconhecimento e as sondagens de opiniões internas são de grande importância para detectar a percepção dos funcionários sobre os fatores intervenientes na qualidade de vida na organização do trabalho.

3. OS ELEMENTOS-CHAVE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A meta principal do programa de QVT é melhorar a satisfação do trabalhador dando o devido valor a seu colaborador, incentivando-o no seu trabalho. A QVT envolve toda a empresa e, principalmente, a qualidade de vida, pois o que mais se deseja na vida é a felicidade, constituindo-se em uma busca antiga do homem. Porém, para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende a qualidade de vida.

Entretanto, muito se tem falado sobre qualidade de vida no trabalho. Mas a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do indivíduo como um todo. Os colaboradores que possuem uma vida familiar insatisfatória têm no trabalho como o único ou maior meio para obter a satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente, as sociais. (RODRIGUES, 1999).

Assim, o trabalho assume dimensões enormes na vida do homem, pois a qualidade de vida tem sido usada com crescente freqüência para descrever certos valores ambientais e humanos, descuidados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico. (RODRIGUES, 1994).

Contudo, dizer às pessoas que se espera que elas façam o melhor, significa que estas são consideradas capazes de alcançar altos padrões e, de acordo com Davis e Newstron (1991, p. 28), “o resultado de um sistema eficaz de comportamento organizacional é a motivação, que quando combinada com as habilidades e capacidades do empregado, resulta na produtividade humana”.

Segundo Rodrigues (1997, p. 14), “quando o trabalho é compartilhado, os resultados aparecem mais acilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos e até mesmo eliminados”.

Desta forma, para que o sujeito tenha boa saúde física ou mental, deve haver um clima adequado propiciado pela organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com