TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas

Exames: Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Ministério da Educação – MEC

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB

Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP

Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade - Módulo VIII

POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE

Professora Supervisora da disciplina - Daniele Alcântara Nascimento

Tutor: Pedro Hollanda

Aluno: Francisco da Silva Souza

Matrícula: 10/0148999

Cruzeiro do Sul-AC

Agosto/2014

TAREFA 01

O receio da competição predatória entre os homens dá origem ao Estado (especialmente para Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau).

Questão 1 – O que levou os indivíduos a estabelecerem um contrato social e formarem um Estado.

Cabe ressaltar que a competição pelo controle de recursos, gera conflitos sociais, que podem ser mais ou menos predatórios. Ou seja, podem mais ou menos tornarem-se ameaçadores à coesão interna do grupo e à sua reprodução social. Sendo assim, é a partir dessas ameaças que surgem à necessidade de se manterem as ordens sociais, instituições e regras, demarcando assim, os limites da própria competição.

São estas ameaças que geram a necessidade de ordenamentos sociais – instituições e regras – demarcadores dos limites da própria competição. Diante desta competição predatória entre os homens que dá origem ao Estado, segundo os filósofos políticos contratualistas dos séculos XVI e XVII – especialmente Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

De acordo com estes pensadores, o Estado derivaria de um pacto, ou contrato, aos quais os indivíduos aderem voluntariamente, para evitarem a guerra permanente e o despotismo. Portanto, o contrato social é, para os contratualistas, a origem e o fundamento da própria sociedade e do poder político.

Enfim, nota-se que o que levou os indivíduos a estabelecerem um contrato social e formarem um estado, foi à necessidade de manter a ordem social diante das ameaças existentes na competição entre os indivíduos. Ou seja, o Estado pode ser compreendido como um contrato, em que regem as regras de conduta entre os indivíduos, evitando a guerra e a desordem.

REFERÊNCIAS

SANTOS, Maria Paula Gomes dos. Políticas Públicas e Sociedade / Maria Paula Gomes dos Santos. – 2. ed. reimp – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.98p.

SOUZA, Francisco da Silva – Cursando 8º Período de Administração Pública, na UNB/UAB, ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com