TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas públicas em saúde

Por:   •  11/7/2015  •  Abstract  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Política pública é a soma de ações e atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, que visam assegurar  à população determinado direito, seja de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico.

No Brasil,  sistema unificado de saúde(SUS), transformou-se na maior política pública de inclusão social em menos de duas décadas, pois  possui um dos maiores sistemas de atenção primária a saúde, que é o Programa de Saúde da Família (PSF). A interdisciplinaridade do programa é constituído por um coletivo de médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O PSF propõe-se a reorganizar a prática assistencial a partir de ações preventivas e curativas em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura das doenças. A partir de suas específicas ferramentas as equipes de saúde da atenção primária podem desenvolver habilidades de programação e planejamento, de maneira a organizar os serviços com ações programadas de atenção à saúde das pessoas, aumentando-se o acesso da população a diferentes atividades e ações de saúde. É condição obrigatória, A interação entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde para a construção da integralidade na atenção e para o alcance dos resultados, com desenvolvimento de um processo de trabalho condizente com a realidade do local. O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis, no caso das zoonoses; a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

Outro aspecto fundamental da vigilância em saúde é o cuidado com a sanidade do indivíduo por meio da educação  em saúde. Essa política objetiva a promover a qualidade de vida, através da conscientização da população para reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho e higiene, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens e serviços essenciais. Uma vez que, sempre houve ações educativas no sentido de ampliar a informação da população em geral sobre as principais doenças, enfatizando inúmeras recomendações sobre comportamentos “certos” ou “errados” relacionados à vivência das doenças e à sua prevenção.

        Assim,  Sistema Único de Saúde- SUS, apresenta-se teoricamente  como um modelo de políticas públicas eficiente, porém, devido a falta de fiscalização, desvio de investimento financeiro  e  também a falta de uma gestão mais técnica, o mesmo tornou-se uma entidade cheia de problemas, embora  alguns lugares do país o mesmo funcione com um padrão de qualidade bastante elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com