TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De MAcarrão

Dissertações: Ponte De MAcarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, etc.

Quando é construída sobre um curso de água, o seu tabuleiro é frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura. Quando construída sobre um meio seco costuma-se chamar pontes de viaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario não pode ser usado já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário, mantendo a continuidade da via de comunicação quando esta se depara e têm que transpor um obstáculo natural constituído por depressão do terreno (estradas, ruas, acidentes geográficos, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstruído.

Viadutos são muito comuns em grandes metrópoles, onde o intenso tráfego de veículos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas não podem ser ligeiramente interrompidos. Além de cidades que possuem muitos acidentes geográficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada região e relevo.

Objetivo

-Construir uma ponte utilizando 20 filetes de macarrão quebrados ao meio, e cola branca.

- Aguentar o Maximo de peso possível suspenso a ela.

PASSOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO

O primeiro passo foi à definição de que tipo de ponte deveria utilizar:

Ponte em Viga

Ponte em Arco

A maior diferença entre as duas é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. As pontes em viga são as mais antigas feitas pelo homem, sua estrutura tem menor capacidade de atravessar longas distâncias. Como para o nosso projeto a distância a se atravessar foi estabelecida em uma distancia curta de 15 cm, a estrutura da ponte em viga é suficiente, e são as menos descomplicadas de se calcular e construir.

Entre essas duas pontes, temos duas forças mais importantes usadas, que são chamadas de compressão e tração.

Compressão: é uma força que age para comprimir ou diminuir a coisa sobre a qual está agindo.

Tração: é uma força que age para expandir ou aumentar a coisa sobre a qual está agindo.

A compressão e a tração estão presentes em todas as pontes, e é trabalho do projeto da ponte lidar com essas forças sem o risco de que a ponte entorte ou rache. Entortar é o que acontece quando a força de compressão ultrapassa a habilidade de um objeto em lidar com essa compressão, e rachar é o resultado do excesso de tração sobre o objeto. A melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com