TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Macarrão

Artigos Científicos: Ponte De Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.825 Visualizações

Página 1 de 3

3. PROBLEMA DE PESQUISA

Como construir uma ponte de espaguete que resistirá a um teste de no mínimo 8 Kg?

4. HIPÓTESE

O projeto visa fazer com que a ponte constituída com estrutura em arco treliçada, suporte a pressão imposta sobre ela de no mínimo 8 Kg.

Uma ponte em arco não precisa de suportes adicionais. Na antiguidade os romanos construíam pontes em arco que duram estruturalmente seguras até hoje. Essas pontes nos mostram a eficácia natural de um arco como estrutura para pontes. O design do arco faz com que o peso da ponte seja desviado para os suportes (treliças). Quanto maior o grau de curvatura do arco, maior será sua resistência, pois isso diminui o efeito da tração na parte inferior ao arco (MORRISSEY, 2014).

Usando desse conhecimento construiremos a ponte em forma de arco que será capaz de resistir à capacidade proposta, utilizando os materiais da melhor forma possível.

5. JUSTIFICATIVA

O projeto "Pontes de Macarrão" tem importância significativa no aprendizado na disciplina de metodologia científica, pois através dela aplicaremos passo a passo os conceitos aprendidos em aula, de como realizar um projeto de pesquisa seguir um método de construção sendo também de grande importância no aprendizado da disciplina de física, pois para que a construção da ponte seja realizada serão necessários cálculos de tração para saber quantos quilogramas a ponte suportará, aplicando leis de Newton. Já na disciplina de geometria descritiva usaremos os conhecimentos de desenho técnico (retas, traços e ângulos). Com o desenho teremos o ponto de partida para a construção, sendo a nossa de base para a construção da mesma.

O tema é muito utilizado por várias escolas de engenharia para por os alunos frente a algo prático que no futuro terão que enfrentar na profissão escolhida, em algumas escolas há até mesmo concursos que motivam a competição, visando a dedicação de cada grupo em dar seu melhor.

O assunto foi proposto na disciplina de metodologia científica e aceito pelos alunos do curso, como um desafio que contribuirá para o aprendizado teórico e prático e para aplicação do trabalho em grupo cada vez mais necessário na sociedade.

6. OBJETIVO

6.1 Objetivo Geral: Construir uma ponte de macarrão que suporte pelo menos 8 kg.

6.2 Objetivos específicos:

• Planejar a construção e modelo;

• Definir a metodologia com base nos cálculos;

• Construir a ponte de macarrão de forma a utilizar os materiais de maneira adequada e evitando desperdícios e fazendo com suporte a carga mínima de 8 kg;

• Detalhar passo a passo como foi feita a construção;

• Testar a ponte para ver se suportará a carga;

• Relatar os resultados finais.

7. METODOLOGIA

7.1. Tipo de pesquisa: pesquisa experimental.

7.2. Local: Laboratório de Geotecnia da Escola de Engenharia Civil da IMED.

7.3. Materiais:

• Macarrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com