TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Macarrão

Artigo: Ponte De Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

ÍNDICE

3- Ínicio

3-Objetivo

4-Materias Utilizados

4- Cálculos

5- Cálculo (Resistências)

6- Construção

9-Fotos

11- Conclusão e Bibliografia

12- Fotos

Ponte é uma estrutura natural ou construída pelo homem que interliga duas porções de terra por sobre a água. Pode interligar, ainda, pontos de difícil acesso, como os dois lados de um precipício.

Diz-se também de qualquer tipo de ligação, de um modo geral, inclusive as inter-atômicas.

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro. Todas tem uma estrutura enorme e não é nada fácil construir uma.

Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.

Nos dias atuais existem várias competições de pontes de macarrões, tanto em escolas, quanto em faculdades, mas no ensino superior é mais comum.

OBJETIVO

Construir uma ponte de macarrão utilizando no máximo 1kg de macarrão e cola, capaz de vencer um vão livre de 1,00 m e suportar em seu ponto central uma determinada carga, começando com o peso de 2 kg.

Como o objetivo dessa ponte é aguentar uma determinada carga, então tive que me aprofundar no assunto, pois de começo ela assusta bastante, então não podia perder tempo.

A principal proposta desse trabalho é construir uma maquete. A ponte foi feita com macarrão, tipo espaguete nº 7 da marca Barilla, confesso que foi difícil de achar esse macarrão, mas corri atrás e consegui achar.

Nesse trabalho estará tudo que usei e todos os conceitos, desde as ideias até a montagem.

MATERIAIS USADOS:

Macarrão espaguete Barilla n°7,

Fio dental,

Serrinha,

Cola,

Durepoxi,

Cartolina,

Cano PVC água fria ½”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com