TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Macarrão nº7

Trabalho Escolar: Ponte De Macarrão nº7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O presente projeto aborda o processo de construção e ensaio do peso de uma ponte de macarrão. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos sobre rios, processo prontamente irritado pelo homem para poder auxiliar na busca de sobrevivência, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras. Após a Revolução Industrial, as pontes ganharam mais importâncias, pois construir pontes se tornou essencial pra fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.

E é de se esperar que quando mais o mundo desenvolve-se, mais se desenvolverão as técnicas de construção, manutenção e reabilitação de pontes, com a introdução de novas técnicas construtivas e novos materiais. Como ainda somos acadêmicos, os professores viram na construção de uma ponte de macarrão, uma maneira de colocar em prática conhecimentos até aqui, já aprendidos e que estarão presentes em construção e no ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete.

As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especifica de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. O projeto constitui de uma pequena fundamentação teórica e o processo de construção, contendo a justificativa da geometria da ponte escolhida.

Cálculos de forças exercidas nas barras, cálculos de números fios em cada barra, dimensionamento e vistas das pontes para contribuir na visualização e para futuras construções e análises.

Conclui-se que a treliça Warren é talvez a mais comum quando se necessita de uma estrutura simples e contínua. Para pequenos vãos, não há a necessidade de se usar elementos verticais para amarrar a estrutura, onde em vãos maiores, elementos verticais seriam necessários para dar maior resistência. As treliças do tipo Warren são usadas para vencer vãos entre 50 e 100 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com