TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto: visão do sistema

Tese: Ponto: visão do sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Ponto de Partida: da Visão sistêmica

Visão sistêmica é a capacidade que um profissional tem de ver a empresa como um todo e entender como funciona os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo.

Sistema: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO

O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através do tempo, a uma especialização. A especialização trouxe muitas vantagens, pois permitiu penetrar no meio de cada uma das ciências, além das vantagens á medida que o indivíduo procura chegar mais profundo em uma determinada área, sua visão global dos problemas diminui.

Kenneth Boulding agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a complexidade de que revestem.

SISTEMA FECHADO

Sistemas Estáticos Simples- compõe-se eles de estruturas, tipificadas pelo padrão dos átomos em uma formula molecular, tais como mapas da terra ou sistema solar. A forma dessas estruturas deu inicio aos conhecimentos organizados em quase todos os campos ( confrontem com o organograma de uma organização).

Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio- movimentos predeterminados, as alavancas e as roldanas, sejam maquinas complicadas, os motores a vapor podem ser incluídos nessa categoria.

Sistema Cibernético Simples: Termostato- esse dispositivo implica a comunicação e integração de informações, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

SISTEMA ABERTO

Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula- chamas e rios são, sistemas abertos simples. Não e fácil estabelecer uma clara diferenciação entre vida e não vida, exceto no sentido de que até mesmo os organismos vivos mais simples são inconcebíveis sem processos como ingestão, excreção e mudança metabólica.

Vida Vegetal- aqui temos uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes,etc.

Reino Animal- enquanto na vida vegetal os órgãos sensórias são pouco desenvolvidas , já nessa esfera surgem receptores especializados de informações(olhos e ouvidos) e desenvolve-se o sistema nervoso, permitindo ao cérebro organizar as informações e o comportamento.

Ser Humano- o homem possui a qualidade auto-reflexiva. Ele não apenas sabe, mas sabe que sabe. Ele está consciente do passado, e seu comportamento é afetado pela época em que vive.

Organização Social- não e o individuo, mas o papel por ele desempenhado organização social e um conjunto de papeis reunidos em sistemaspor seus respectivos canais de comunicação.

*Componentes e características de um sistema

Todo e qualquer sistema aberto apresenta os seguintes elementos ou componentes:

1-Insumos- Recursos matérias, humanas, tecnológicos e financeiras.

2- Processamentos- A organização deverá ter um certo tipo de arrumação, que permitira transformar os insumos recebidos em algo esperado.

3- Exsumos- Os insumos, depois de processados serão transformados em um produto.

4- Entropia- É a tendência que tem os organismos, quaisquer que seja, no sentido de desordem de um sistema.

5- Homeostase- É o oposto de entropia. No organismo humano, o processo homeostático faz se presente, sempre que há um distúrbio no sistema.

6- Retroalimentação- É a capacidade de o sistema reajustar sua conduta em função de desempenho já ocorrido.

7- Decomposição do sistema em subsistema- Os elementos constituintes de determinado sistema pode considerar-se como subsistemas, cujos elementos, por sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com