TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Exportar E Quais Suas Vantagens?

Trabalho Universitário: Por Que Exportar E Quais Suas Vantagens?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

A exportação nada mais é que a venda de bens, produtos e serviços a serem utilizados ou consumidos em outro país. Hoje a exportação é de fácil acesso, pois a tecnologia é avançada e permite comunicações imediatas com qualquer lugar do globo terrestre, podendo realizar negócios com empresas de variados e países distantes. Coisa que no passado, enfrentava-se varias barreiras como: a moeda, o idioma, pesos,medidas, alfabetos e até mesmo legislações.

Existem dois tipos de exportação: A direta é quando as cooperativas/empresas são responsáveis por todos os procedimentos de exportação (comerciais e operacionais). A indireta é onde a operação do processo de exportação é executada por um interveniente, geralmente uma empresa de exportação.

Exportar é uma tarefa importante para a empresa, além de se desenvolver obriga-se a modernizar – se, tanto para conquistar novos mercados quanto para preservar suas posições no mercado.

“Essa internacionalização representa para a empresa a possibilidade de diversificar mercados consumidores reduzindo riscos em investir em um único mercado, melhoria da qualidade do produto, aumento da produtividade, redução na carga tributária...”.

Há inúmeras vantagens na exportação, como:

• Diversificação de mercados: O país não produz somente em uma estação, por exemplo, uma fabrica de biquínis, ela fabricará internamente no verão do Brasil e exportará no inverno para Europa entre outros países. Por isso é importante dividir sua produção para o mercado interno e externo para que aumente sua base evitando correr riscos, pois quanto maior o numero de mercados ela atingir, menos dependente será.

• Qualidade do produto: Para que o produto esteja apto para a exportação, deve-se haver a melhoria do produto dele podendo competir com outros produtos no mercado internacional. Sendo assim, os produtos devem ser aperfeiçoados de acordo com as normas e procedimento impostos pelos países desenvolvidos, e com o tempo esses padrões são internalizados e passam a ser rotineiras. Essas empresas passam a adotar programas e desenvolver testes em seus produtos, eles implantaram esse mecanismo a fim de evitar problemas com seus importadores garantindo sua qualidade. E caso ocorra alguma disfunção do produto eles garantem a devolução do dinheiro, por exemplo: A linha Activia produzido pelo Grupo Danone lançou um desafio para seus consumidores, se após consumir 15 Activia e não ficasse satisfeito com o resultado prometido, a Danone devolveria o dinheiro da compra do consumidor, de acordo com o regulamento da promoção. Essa é a forma que as empresas usam para assegurar ao consumidor a qualidade e eficiência do produto.

• Aumento da produtividade: Quanto maior as vendas no comercio exterior menor será o preço do valor unitário. Isso se deve a maior produção por conta de um maior mercado consumidor. Com o aumento da produção, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria prima e quando se consegue explorar um novo mercado exterior, os custos fixos da produção ( o aluguel da fabrica ou financiamento do maquinário) tende a reduzir, aumentando as vendas além do lucro.

• Diminuição carga tributária

Outra vantagem em exportar é a isenção da carga tributária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com