TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Pesquisar?

Exames: Por Que Pesquisar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

PENSAR POR ESCRITO: OS USOS PÚBLICOS E PRIVADOS DA PESQUISA

Este texto relata sobre a importância ao longo dos séculos da pesquisa efetuada por pesquisadores, que dedicaram o seu trabalho em prol da pesquisa, questionando e problematizando sobre várias coisas, colhendo informações, procurando respostas e soluções para tornar a vida melhor. Isso acontece tanto nas instituições públicas quanto privadas, pois, existem vários profissionais da área educacional, governos e empresas que se dedicam neste trabalho avançando em estudos em prol do mundo. A divulgação destas pesquisas constitui uma indústria no mundo, pois o profissional desta área que não for capaz relatar a pesquisa de modo confiável ficará à margem do mundo, o qual "respira" informação.

1.1 Por que pesquisar?

Segundo o autor, "...pesquisar é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema". Por exemplo: Você tem um problema: precisa saber sobre como são educadas as crianças de uma determinada creche. Daí você procura meios de como obter essas informações, fazendo uma pesquisa: utilizar meios como entrevistas, observações, convivência diária numa dessas instituições infantis para saber como se dá este trabalho de educação das crianças.

Ao se deparar com a construção de uma pesquisa, estamos sujeitos a pesquisar também a respeito deste trabalho de educação infantil nestas instituições e com o trabalho de outros pesquisadores. Por isso, a importância da elaboração de relatórios confiáveis para que sirvam como base de investigação e colheita de informações que serão utilizadas para que as informações na pesquisa possam ter fundamentos. É como se fosse um guia, nos orientando o caminho correto onde queremos chegar. Portanto, é de suma importância que a pesquisa tenha fontes confiáveis, e não seja fruto de ideias errôneas ou até mesmo inválidas, pois, caso contrário, tal pesquisa também não será confiável.

1.2 Por que redigir um relatório?

Ao redigir um relatório, se tem a certeza de que ele pode ser lido por várias pessoas ou até mesmo apenas por aquela pessoa que esteja ligada diretamente a você: o seu professor. Conforme o autor, você pode se perguntar: "O que eu ganho redigindo um relatório, a não ser provar que posso fazê-lo?

1.2.1 Escrever para lembrar

Quando não se faz este exercício de escrever para lembrar, corre o risco de esquecer ou lembrar de modo incorreto. Portanto, a consulta à uma escrita já existente auxilia na elaboração da seguinte forma: relação das fontes, compilação dos resumos de pesquisa, manutenção das anotações de laboratório e assim por diante. Pois, o que não é registrado, provavelmente será esquecido, pois a mente humana não guarda muita coisa por muito tempo.

1.2.2 Escrever para entender

Outro fato importante é você escrever relatos para um melhor entendimento posterior. Afinal, ao organizar e reorganizar as ideias surgem novas relações e contrastes, novas complicações e implicações que poderiam ter passado despercebidos. Poderia até guardar tudo na mente, porém ao relatar as informações, não se teria argumentos organizados e daí seus objetivos poderiam seguir diferentes daquelas que almejava. Todavia, a escrita nos faz pensar, e não só isso, como também entender o que estamos aprendendo e auxiliar na ampliação e compreensão de novos conhecimentos.

1.2.3 Escrever para ter perspectiva

Quando escrevemos, sentimos a sensação de um melhor entendimento das coisas. Até porque, quando se escreve estimulamos a mente e melhora a capacidade de pensar, as ideias se tornam mais coerentes. Enfim, quanto mais escrevemos, mais críticos ficamos.

1.3 Por que elaborar um documento formal?

Segundo o autor, algumas pessoas questionam o porquê de formalizar a escrita de suas ideias, ou seja, escrever utilizando uma linguagem mais específica. Como se sua linguagem cotidiana não pudesse ser utilizada para expressar suas ideias... Na verdade, quando realizamos uma pesquisa e escrevemos a nossa visão e entendimento, ampliamos nossos conhecimentos e consequentemente, temos a liberdade de nos expressar e escolher o que desejamos ser.

Não há motivos para causar indignação no estudante, quando o mesmo é solicitado a escrever sobre sua pesquisa. Isso será um exercício para sua formação. Porém, no momento que registramos nossas ideias, estamos escrevendo algo familiar que pode servir para outros usufruir de suas ideias. Por isso, a importância de escrever algo de maneira formal, para que todos tenha acesso e compreensão na leitura. Qual pesquisador não lembra quando ao rascunhar sobre determinado fato, não descobriu posteriormente que havia esquecido de relatar algo, ou até mesmo de corrigir algo que estava errado?

No final deste texto, o autor relata algo muito importante para quem busca uma formação com responsabilidade e comprometimento, que me chamou muita atenção, além de todas as dicas de como elaborar um relatório. Ele diz o seguinte: "...simular tudo isso, fazendo apenas o suficiente para satisfazer seu professor...você estará enganando a si mesmo...". Ou seja, se você apenas copiar trechos, sem refletir sobre o assunto, sem expor suas opiniões, sem ler com satisfação, como você apreenderá para no futuro elaborar histórias com seus problemas e solução?

Referência:

BOOT, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M.(Org.) A arte da pesquisa. São Paulo: Martino Fontes, 2000, p. 7-13.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »